Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, 29 de Setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico. Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601). Durante sua vida, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido no Ducado de Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos.
A Ressurreição de Lázaro |
Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Passou por Nápoles, depois por Malta e pela Sicília, onde pintou telas de lirismo transfigurado, como: A ressurreição de Lázaro (Messina), na qual, sob o pavor de um imenso espaço vazio, um raio de luz rasante parece imobilizar o drama sagrado. Em Malta (1608) envolveu-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas ações, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos.
A Prisão de Cristo, 1602, Galeria Nacional da Irlanda
A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco, (1600-1601),
Santa Maria del Popolo, Roma
A Ceia de Emaús, 1602, National Gallery, Londres.
Flagelação de Cristo,1607, Reggia di Capodimonte
Anunciação, 1608-1610,Museu de Belas Artes de Nancy
Ecce Homo, 1605, Palazzo Bianco, Gênova
Crucificação de São Pedro, 1601 , Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
Baco, 1593-1594, Galleria degli Uffizi, Florença
Pequeno Baco doente (1593-1594) - Galeria Borghese, Roma
Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
Repouso na Fuga para o Egito (1595-1596) - Galeria Doria Pamphili, Roma
Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
Sete Obras de Misericórdia (1607) - Pio Monte della Misericordia, Nápoles
Martírio de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
Nossa Senhora do Rosário (1607) - Museu de História da Arte, Viena
Degolação de Baptista (1608) - Catedral da Valletta, Valletta, Malta
5 comentários:
Um dos meus artistas favoritos.Seus contrastes de luz e sombra, a tonalidade e naturalidade das figuras chocam profundamente!
Seu blog muito bacana,diversificado e me foi um banquete para os olhos!
Ps.:Valeu por visitar e seguir meu humilde blog!Retribuo com muita satisfação!
Abração pra vc, e um ótimo fim de semana!
Que lindo!!! Adooooro este tipo de tela. Não gosto de Picasso minha inteligência e sensibilidade ainda não se desenvolveram a tal ponto.
Um xeeero
cialis cialis ohne rezept
cialis acquisto cialis ricetta medica
comprar cialis comprar cialis madrid
cialis acheter achat cialis
http://prixviagrageneriquefrance.net/ vente viagra
http://commanderviagragenerique.net/ viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra acquisto
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis generique
http://commandercialisfer.lo.gs/ achat cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis 20 mg
Postar um comentário