Ladonia é uma micro nação construída ilegalmente em torno da história de uma alta torre de madeira. Parece coisa de filme da Disney, não? Mas não é.
No canto sudoeste da Suécia, em uma reserva natural a poucos quilometros a noroeste da cidade de Arild, em uma praia rochosa acessível somente por barco ou por uma caminhada de 45 minutos, está a nação de Ladonia. Você sabe quando chega ao país porque ele é marcado por dois monumentais trabalhos criativos: Nimis e Arx.
Sem ter muito o que fazer e na tentativa de frustrar a programada destruição da escultura por parte das autoridades, Lars a vendeu para um famoso artista sueco, que pela influência exercida na sociedade, fez com que as autoridades abandonassem a idéia de destruí-la. O documento legal da venda é um pedaço de madeira da própria obra de arte que agora está em exposição no museu sueco de esboços.
Mas a história não acaba por ai. Para evitar de vez a interferência do governo Vilks resolveu declarar a área uma nação independente. A nação de Ladonia, ocupando apenas a área essencialmente em torno das esculturas, foi declarada em 1996 e já teve a sua quota de incidentes pelo país. A guerra foi declarada em Ladonia pelo satírico "Armed Forces Coalition da Internets." Ladonia também reivindica uma "população" de mais de 15 mil, embora ninguém resida no local porque "todos os seus cidadãos são nômades."
Mas o pior mesmo aconteceu a nível internacional. Na briga toda feita pela Internet foi criado um formulário de candidatura online para cidadãos do mundo todo que tivessem interesse de viver na suposta nação e cerca de 3.000 paquistaneses solicitaram e ganharam o registro de imigrantes. No entanto, quando começaram a perguntar sobre a embaixada de Ladonia e os detalhes de como chegar lá, é que descobriram que se mudar para Ladonia seria apenas um sonho inacessível. Tem cada coisa nesse mundo!
Que coisa doida! Mas interessante! Seu link já foi publicado!
ResponderExcluirAtenciosamente.
Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br