Páginas

sexta-feira, setembro 03, 2010

Você que dirige, não deixe de assistir este vídeo!

O vídeo foi produzido pela TAC - Transport Accident Commission (Comissão de Acidentes nos Transportes) que é uma organização australiana criada há mais de 20 anos. Em 1989 eles lançaram a primeira campanha na televisão australiana com imagens fortes para combater o uso de álcool e drogas por parte dos motoristas. As campanhas anuais da TAC tiveram tanto impacto que os acidentes com mortes nas estradas australianas, que em 1989 chegaram a 776, caíram para 303 no ano de 2008, 19 anos depois. No ano passado, quando a campanha completava 20 anos, a TAC lançou este vídeo, que é uma compilação de todas as campanhas feitas e com fundo musical da música Everybody Hurts da banda REM, cuja letra é uma mensagem que nos incita à reflexão. É uma retrospectiva de cinco minutos das campanhas de segurança rodoviária produzidas pela TAC nos últimos 20 anos. A montagem apresenta cenas icônicas e imagens de anúncios publicitários que ajudaram os australianos a mudar a forma de conduzir seus veículos. QUE ISSO SIRVA PARA NÓS BRASILEIROS, DETENTORES DE UM DOS MAIORES ÍNDICES DE ACIDENTES COM MORTES EM ESTRADAS, DO MUNDO.

Atenção: Este vídeo é impactante. Extremamente impactante. Apesar de ser uma montagens de filmes, com cenas produzidas por atores e atrizes, ele é forte e se propõe a realmente mexer com a cabeça das pessoas que o assistem. Se você é sensível à cenas fortes de acidentes, por favor, não assista! Agora, se você assistir, vai pensar duas vezes antes de beber e dirigir.  



Frase final do vídeo: "Para o bem de todos, dirija com segurança neste Natal" 
Vale lembrar que este vídeo foi divulgado no final do ano passado pelos canais 
de TV australianos. 

12 comentários:

  1. A frase na verdade é: "Para o bem de todos, dirija com segurança."

    ResponderExcluir
  2. Interessante... Mas não Impactante !!!

    ResponderExcluir
  3. Jairo,
    Com todo o respeito, mas na minha opinião o vídeo é impactante, sim. Ademais, nem conheço o autor do post, mas ele deve ter feito o alerta mais no sentido de evitar que pessoas sensíveis, ou que já passaram por isso, sofressem ao ver as cenas.
    As cenas, cá prá nós, parecem verdadeiras!

    ResponderExcluir
  4. Jairo, para mim o mais importante é que tenhas achado interessante. Despertar o interesse das pessoas por causas assim me parece mais positivo que apenas impactá-las com cenas fortes.
    Se cenas de sangue provocassem efeito imediato sobre o comportamento das pessoas, não teríamos juventude violenta após assistir os filmes que desfilam nos cinemas. E é justamente o contrário que acontece. A violência dos filmes incita a violência dos homens.
    Neste caso, o que se quer, é a reflexão da pessoas. No que diz respeito ao vídeo acima, por exemplo, o que mais me sensibilizou nem foram as cenas dos acidentes, mas a reação das pessoas, dos pais chorando, das crianças gritando, das esposas sofrendo... é disso que devemos nos lembrar antes de bebermos e pegarmos o volante.

    ResponderExcluir
  5. Otimo video, obrigado pela contribuição. Felizmente passei por essa "fase" de dirigir alcoolizado sem nenhum arranhão, as pessoas precisam entenderem que não é apenas a vida dela que esta em risco. E tive o mesmo ponto de vista do Milton, o que mais me sensibilizou também foram as reações dos familiares. Ass: Henrique

    ResponderExcluir
  6. Não dirijo ainda...mas vc não tem idéia do tant que chorei c/ esse vídeo...

    Chocante.
    Excelente post.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  7. É DESSE TIPO DE COISA Q O BRASIL PRECISA, CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS NESSE ESTILO, PQ AQUI TDO É FESTA E O POVO MORRENDO CADA VEZ MAIS NAS RODOVIAS POR CAUSA DE BEBIDA. GOSTEI DO VÍDEO.

    ResponderExcluir
  8. O governo tenta fazer a parte dele mas, ainda existem Supermans por ai que bebem e dirigem.
    Sou motociclista e ja escapei de 2 acidentes onde os motoristas estavam acoolizados eles ainda se recusarão a fazer o teste do bafômetro, quando a policia desvirou o carro em um deles, acharam 2 garrafas de Whisky vazias dentro e ele jurava que estava sóbrio...
    Eu ja desisti da Humanidade, é a unica espécie que causa a sua própria extinção.

    ResponderExcluir
  9. Bem feito o vídeo.

    Bom, eu acho que vai além da bebida em si, envolve a condição psicológica do sujeito. Tem gente que consegue beber e dirigir bem, e creio que são a grande maioria das pessoas que tomam algo antes de voltar para casa. Caso o contrário, todos teriam um ou mais amigos mortos em todos o finais de semana. O problema é quando o cara quase não tá parando em pé e quer pagar uma de Ayrton Senna, ainda mais sem experiência ao volante. A campanha é extremamente válida, mas devemos nos atentar também em combater ao alcoolismo, que é uma doença séria e acaba sendo tratada como vagabundagem.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas considerações Edu.

    Parabéns pela lembrança da questão do alcoolismo. Acertasse na mosca. Ai está um problema que quase sempre é relacionado com o trânsito, mas que, na verdade, destrói famílias e prejudica o ser humano num todo.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post colega, muito chocante mesmo, mas não vou negar que todo fim de semana eu bebo um litro de vodka e mesmo assim dirijo, mas com atenção, nunca bati e espero nunca me envolver em acidentes de trânsito. não estou sendo irônico, de verdade, mas não vou fazer como muitas pessoas que dão os parabens e no próximo fim de semana estão dirigindo alcoolizados novamente!

    ResponderExcluir

Prezados amigos e amigas seguidores e demais visitantes:

Obrigado pela visita e pelo comentário postado. Voltem sempre!