A ponte Hercílio Luz está localizada no estado de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (unindo a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular). Nessa foto de Gabriel Jardin Brinckmann se observa umas colunas da ponte sob o contraste do Por do Sol. Em primeiro plano a silhueta da estátua em homenagem ao governador Hercílio Luz, seu idealizador, na cabeceira insular. Veja mais fotos e saiba mais sobre a ponte na sequência.
Foto: Gabriel Jardin Brinckmann
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental.
Foto: José Zulian
A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.
Foto: Piken4
A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.
Foto: LR Mariano
Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990. O relatório dava conta de que a ponte poderia desabar.
Foto de pedro Rockembach
O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade em 1997. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico, e a partir dai passou a receber investimentos altíssimos para a sua permanente manutenção.
Foto: Christian Cauan
O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz.
A ponte em vários ângulos
A partir do início da Beira Mar Norte.
Foto: Isabel Rodrigues Pereira
De um barco nas águas da Baia Norte
Foto: Valmir Singh
A noite vista por debaixo das pontes Colombo Machado Salles e
Pedro Ivo Campos, as atuais ligações Ilha/Continente.
Foto: Evandro Badin
Vista da Baia Sul antes do pôr do Sol.
Foto: Evandro Badin
Vista do Aterro da Baia Sul.
Foto: Evandro Badin
De cima de um prédio na parte insular.
Foto: Francisco Aragão
Vista do Continente à noite. Centro de Florianópolis
ao fundo. Forte ao lado da cabeceira insular.
Foto: Rafael Peixoto
No início do anoitecer, a partir do Scuna Bar.
Foto: Osnildo Vieira Filho
Numa noite de Lua Cheia.
Fotos: Rafael Peixoto
A partir do Forte na cabeceira Insular.
Foto: Rodrigo Soldon
Vista da Avenida Beira Mar Norte.
Foto: Rodrigo Soldon
Sob o Pôr do Sol a partir do Forte.
Foto: Evany Bastos
Fontes: Flicker e Wikipédia
4 comentários:
Olá Milton!
Com certeza, a ponte é muito linda! Quem ainda não a conhece, precisa conhecer.
Pescar olhando para este monumento, não tem preço.
Abraços.
Tiago
http://pescalitoral.blogspot.com
A foto está magnifica.
uma abraço
oa.s
Sou do tempo em que se atravessava a ponte de automóvel, uma vista maravilhosa tanto na ida como na volta pela Av. Beira Mar Norte. Uma bela postagem. Um abraço, Yayá.
beleza espetacular!
Postar um comentário