Amigos seguidores

segunda-feira, junho 07, 2010

O fantástico documentário sobre a Helvetica

A Helvetica, segundo a Wikipedia, foi desenvolvida por Max Miedinger em 1957 para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei. Seu título é derivado de Helvetia, o nome latino da Suíça. A fonte é baseada em uma tipografia mais antiga chamada Akzidenz Grotesk, criada em 1898. A Helvetica, originalmente chamada Haas-Grotesk, é uma fonte sem serifa bastante limpa e um dos princípios de seu projeto foi a máxima legibilidade. 
A fonte tornou-se bastante popular na década de 1960, sendo usada em praticamente qualquer aplicação: a expressão "Se não souber o que usar, use Helvetica" tornou-se famosa. Em 1983, a empresa Linotype lançou a Neue Helvetica (nome alemão para "Nova Helvetica"), um redesenho otimizado da Helvetica original. Entre outros usos famosos, a Helvetica é a fonte padrão do sistema de comunicação visual de vários metrôs e aeroportos do mundo. .

Comparação 
A fonte Arial, bastante difundida pelo mundo devido ao fato de ter sido distribuída pela Microsoft em várias edições de seu sistema operacional costuma ser associada à Helvetica, embora seja criticada como uma "cópia inferior". Bom, estou a falar da Helvetica porque encontrei em minhas andanças pela Net um lindo documentário sobre essa fonte. E o documentário é importante porque não fala só da fonte, fala também sobre a importância que ela teve no desenvolvimento do design gráfico nos últimos 50 anos. Para quem gosta de curiosidades, vale a pena assistir. Em tempo: a fonte que estou usando neste texto é helvetica. É um documentário longo, de mais de uma hora, mas repito: quem gosta do tema, vale a pena.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...