Amigos seguidores

quinta-feira, setembro 09, 2010

Continua a luta para salvar baleia em SC

Chegam ao segundo dia, nesta quinta-feira, os trabalhos de resgate (vejam mais fotos na outra página) de uma baleia franca que encalhou entre as praias de Itapirubá e do Sol nas divisas entre Laguna e Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal, que mede aproximadamente 16 metros de comprimento e pesa mais de 40 toneladas, continua preso em um banco de areia e já apresenta sinais de exaustão. Conforme a bióloga Mônica Pontalti, do Projeto Baleia Franca, a baleia parou de se movimentar. Apenas os deslocamentos do orifício de respiração, na parte de cima do corpo, são notados. "Infelizmente ela já dá sinais de que está muito debilitada e com a maré seca ficou ainda mais encalhada", disse, ressaltando que a variação do nível do mar prejudicou ainda mais a situação. Para evitar que o animal fique desidratado, duas pessoas jogam água sobre o corpo da baleia. Bombeiros, integrantes do Projeto Baleia Franca, biólogos, Polícia Ambiental, membros da AGTA- Associação de Guias da APA (da qual faz parte o blogueiro amigo Júlio César Vicente) e a população em geral lutam a mais de 48 horas para tentar salvar o animal.  (APÓS AS FOTOS EXISTEM DOIS LINKS COM POSTS ATUALIZANDO ESSA MATÉRIA) 






















Atenção: como o próprio editor do site agregador Uêba alertou, no decorrer do dia a situação da baleia encalhada em Santa Catarina piorou. Eis um post mais atualizado sobre o assunto, postado por nós por volta das 21 horas desta quinta-feira: 

Atenção: atualização das 16:00 horas de sexta-feira, 
dia 10 de setembro: 

Detalhe: Essa baleia está encalhada a menos de 1 quilômetro deonde eu moro, aqui na Praia de Itapirubá, no Sul de Santa Catarina. Nossa comunidade, que é passagem obrigatória para se acessar ao local do encalhe, se transformou nos últimos 3 dias com a romaria de pessoas que chegam com seus veículos procurando o local para poder ver de perto um animal deste tamanho. Apesar do sofrimento da baleia, é uma oportunidade rara de se ver um mamífero destes tão de perto.   

9 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber a grana que veio a ong baleia franca + de um milhao de reais . pra proteçao desses animais .nessa hora dizer nao saber o que fazer ou nao adianta fazer .pra que essa grana toda se a unica ajuda dessas e quando estao encalhadas .baleia nao tem gripe .

Anônimo disse...

e uma vergonha pra essa ong e pro estado.
deixar uma baleia de pequeno porte morrer por falta de socorro. esses que se dizem defensores so vao la pra aparecer na midia .porque nada fizeram e o animal com certeza ja esta perdido..
como eu vi la ta cheio de figuroes e nada fazem
e so teorias . vergonha e dale grana pra ong...e bem ai pertinho

Anônimo disse...

Desde quando a franca é considerada uma baleia de pequeno porte??? Agora choquei rosa chiclete perante tamanha ignorância! Uma baleia de quase 20m e 40 toneladas...nossa levinha,levinha.

Adenir Júnior disse...

Vergonha é fazer comentários desse tipo sem identificação!!! Isso sim, é não ter coragem de expor suas opiniões ou críticas para que todos possam saber!!
Faltam equipamentos que o projeto não possuem e nenhum mais, tem nas proximidades!!!
Eles estão fazendo o que podem, porém a baleia está exausta e ainda por cima ficando enterrada que acaba dificultando o trabalho dos profissionais... como todos acabaram de ler, não possue barcos próximos e próprios para desencalhar ela e não possui negligência de ajuda para retirar ela.
Baleia é um animal (mamífero) e pode ocorrer doenças como em qualquer outro ser vivo!!
Falta de socorro seria se eles não estivessem procurando formas de desencalhar esse animal.. e deixassem ele lá e indo só visitar e falar que não tem mais solução.
Sou filho de pescador e sou neto de antigo caçador de baleias, a gente acaba ouvindo histórias de baleias doentes que veio a encalhar.
Essa história que estão deixando ela morrer e nem fizeram nada, é vergonhoso para a cara de quem faz esses comentários sem apurar os fatos!
Procure se informar mais desses animais antes de fazer comentários como pessoas do tipo, IGNORANTE!

Milton Alves disse...

Grande Junior!

Ótimo seu comentário. Realmente é lamentável que as pessoas usem o espaço para se manifestar de forma apócrifa. Não que "Não" devam se manifestar, muito pelo contrário, tanto que o espaço está ai aberto, para isso. Não faço nenhum tipo de restrição. Abomino totalmente o cerceamento da liberdade de expressão. Falem o que quiserem, mas se identifiquem, principalmente quando transformam os comentários em críticas à pessoas ou instituições.
Está correto o Adenir Junior quando salienta as dificuldades que o Projeto Baleia Franca encontra, principalmente numa situação como essa, que é sui generis e de difícil solução.

Abração Junior!

flaviojbs disse...

Ao infeliz que fez piada com o tamanho e peso da baleia, procura por "baleia azul" e veja se esta do artigo não é um anão perto dela.

Anônimo disse...

Com certeza a franca ao lado da baleia azul que é o maior mamífero é minuscula. Mas comparada as outras especies ela é considerada uma baleia de porte. Quanto ao que vc se refere como piada no foi em sentido a baleia, mas foi uma critica ao comentário ANTERIOR ao meu, pois pela maneira que ele (a) se refere parece mto fácil desencalhar uma baleia com este tamanho e peso.
Todos sabem das dificuldades enfrentadas pelo pessoal do projeto e para todos que estão apoiando e buscando soluções, por ser uma corrida contra o relógio. É frustrante vc ver o animal ali e não ter o que fazer por falta de equipamentos, ou simplemente pq as condições do mar não permitem...a única certeza é que todos estão se esforçando ao máximo.

Anônimo disse...

gosta guando minhas criticas construtivas pegam esses de cheio por os atigem
quanto tocam na ferida .ademir fazer e uma coisa falar e outra ,nada fizeram a esse mamifero tudo mundo ve isso, tudo mundo sabe da grana que vem pra ong em defessa desses quando falo em animal de pequeno porte e que tem baleias de + de 100 ton. estudem pra saber ,,se de inicio fossem tomados as devidas providencias com certeza tudo mundo veria que alguma coisa foi feita.. agora teorias nao adianta nada .. conversa nao salva baleias ..agora dizer que nao tem equipamentos ..
grana veio pra ong,.. chega de abobrinhas queremos e ver açao.. rebocador tem um monte . + eles nao sabem onde tem ne ..infelismente ..

Anônimo disse...

acho que tinha um geito que poderia dar certo de colocar essa baleia de volta ao mar, amarrava uma boa corda no rabo dela e em uma lancha ou num barco potente, ( mais a corda teria que ser boa e grande , e o barco potente), ai com o barco puxava ela pra dentro do mar... muito facil, e mesmo que não dé geito isso, existe centenas de possibilidades, o ser humano é que tem preeguiça de pensar, ao inves de ficar olhando ela morrer e batendo fotos com o sofrimento dela, era pra ta pesando em N possibilidades de sauvar ela... se o ser humano é capaz de construir predios enormes, transportar coisas enormes, porque nao uma estrategia pra tirar ela... essas ongs quer é ganhar dinheiro e quando chega o problema não resolve nada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...