Amigos seguidores

sábado, outubro 23, 2010

Cuidado: a alcoolexia pode estar tomando conta dos estudantes!

Você sabe o que é "alcoolexia"? Alcoolexia - é uma nova tendência disseminada entre os jovens, alguns até de forma inconsciente, que os leva a não se alimentar a fim de poupar calorias substituindo o alimento pelo consumo de álcool. Segundo pesquisas ela vem ganhando força entre jovens universitários de vários países. Um estudo recente realizado pela University of Texas School of Public Health e pela Universidade de North Texas Health Science Centre, ambas americanas,  revelou que o consumo de álcool nos últimos 10 anos se tornou um frenesi, ou seja: aumentou consideravelmente entre os homens e mulheres jovens.

"Foi apenas algo que eu sempre fiz durante a faculdade, como parte normal da minha dieta para que eu pudesse ficar magro, saindo para as baladas e bebendo quase todos os dias", revelou a ABC News Chris Savannah, um estudante de 22 anos da Universidade do Texas.  E ele foi mais além:  "Eu conheço muitos colegas que pulam refeições para beber, beber muito e não ganhar peso. Obviamente o sucesso dessa nova dieta encoraja outros a experimentá-la ", revelou. "Eu pratico a alcoolexia a alguns anos e ainda estou saudável e, o que é melhor, sou magro ", acrescentou.

Segundo os psicólogos, o grande problema da alcoolexia, além de todos os riscos que uma pessoa consumidora de bebidas corre em festas ou dirigindo, é que ela, a alcoolexia, inevitavelmente, leva o futuro adulto ao vício pelo álcool, tornando-o um alcoólotra em potencial. "Não tem como evitar" garantem os psicólogos que foram entrevistados pelo estudo feito. Mesmo porque, outras pesquisas já promovidas por universidades ou órgãos governamentais de diversos países, mostram que a grande maioria das pessoas acometidas do alcoolismo começam suas carreiras de auto destruição nos últimos anos do ensino médio ou na universidade. Para o Impact Lab, autor da matéria, um site que se auto denomina o "Laboratório da Experiência Humana Futura", é preciso que os pais procurem perceber até que ponto o consumo de álcool por parte dos filhos é apenas parte do processo natural de amadurecimento por frequentar baladas e reuniões de amigos. E mais, que observem se seus filhos estão cumprindo regularmente seus horários de alimentação. Para os especialistas que estudam a questão, trocar a alimentação por boas doses de "birita" pode até não significar alcoolismo, mas já é um sintoma de que alguma coisa não está normal e que o jovem pode, mesmo de forma inconsciente, estar praticando a alcoolexia.

Fonte: Impact Lab 

2 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Boa noite amigo Milton!

Obrigada pela sua visita à minha casa.
Sempre retribuo as quem por lá passa. Volte sempre!

Este tema devia ser matéria compulsiva de estudo até nas próprias escolas.
Infelizmente, talvez venha a ser tido como muito sério tarde demais, quando toda uma geração já estiver irremediavelmente perdida, sem neurónios nem fígado, sem saúde alguma e for então um peso brutal para uma sociedade já se si muito débil e sem grande futuro.

Muito triste mesmo.

Obrigada pela reflexão e alerta.
Divulgar é uma arma. Use-a sempre.
Beijinhos

Claudiene Finotti disse...

Oi Milton!
Obrigada pela visita ao meu blog. Sua "casa" é bem legal, vou conhecer melhor.

Estou seguindo você também!

Abraços.

Clau Finotti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...