Amigos seguidores

segunda-feira, novembro 22, 2010

As 10 melhores trilhas do mundo!




Segundo o site Lonely Planet estas são as 10 melhores trilhas do mundo. São trilhas clássicas para os caminhantes. Todas elas requerem um par de pulmões fortes, as pernas em forma e uma boa dose de preparação. Entretanto, se você optar por ir a qualquer uma destas trilhas, será recompensado com experiências que duram para a vida toda. Vamos conhece-las?


1. GR20, França         (Clique em cima das fotos para ampliá-las) 
Imagem por Jean-Baptiste Bellet 
Este exigente traçado de 168 km através da Córsega é lendário pela diversidade de paisagens que atravessa. Há florestas, paisagens lunares granito, crateras feitas pelo vento, lagos glaciais, turfeiras, nivelado, picos nevados, planícies e neves. Mas isso não vem fácil: o caminho é pedregoso e, às vezes íngreme, e inclui pontes frágeis e escorregadias. Criado em 1972, o GR20 liga Calenzana, no Balagne, com Conca, ao norte de Porto Vecchio.

2. Trilha Inca, Peru 
Imagem por Funkz
Este antigo caminho de 33 quilômetros de trilha foi criado pelos incas e atualmente é percorrido por milhares de pessoas a cada ano. A trilha leva do Vale Sagrado a Machu Picchu em um percurso sinuoso ao redor das montanhas, tendo três passagens de alta rota. Vistas de florestas e montanhas de nuvens altas combinam com a magia de caminhar no precipício, fazendo essa trilha a mais famosa da América do Sul.

3. Pays Dogon, Mali
Imagem por Joe Crazy Devola
"A terra do povo Dogon" é uma das regiões mais deslumbrantes da África. Uma caminhada aqui pode durar entre dois e 10 dias, e nos leva a altíssimas falésias de escarpas Bandiagara, embutidas com o velho penhasco cheio de moradias abandonadas. Os Dogon são conhecidos por seus dançarinos mascarados e as palafitas esculpidas ao lado da escarpa.

4. Acampamento Base do Everest, no Nepal
Imagem por Lampertron
Atingindo uma altura de 5.545 m em Kala Pattar, esta jornada de três semanas é extremamente popular entre aqueles que querem ser capazes de dizer, "Eu fui à base da montanha mais alta do mundo". A caminhada inegavelmente difícil, passa por um cenário espetacular e nos leva a conhecer o povo Sherpa do solu Khumbu. As alturas alcançadas durante esta caminhada são literalmente vertiginosas até que você se aclimate à altitude.


5. Himalaia indiano, Índia
Imagem por V Burly Chandramohan
Apesar de menos popular, a caminhada no lado indiano da maior montanha do mundo não deixa de ser fantástica. A trilha oscila ao longo do topo da cordilheira e pode ser cumprida em 24 dias, a partir Spiti de Ladakh. Esta desafiadora caminhada segue extremamente antigas rotas comerciais. A altitude elevada no terreno deserto desolado fez o escritor Rudyard Kipling exclamar: "Certamente os deuses vivem aqui, e isso não é lugar para homens".

6. Trilha Overland, Austrália
Imagem por Brewbooks
O deserto da Tasmânia é mais acessível do que os 80km da Trilha Overland. Serpenteando o seu caminho entre Cradle Mountain e Lake St Clair (o mais profundo lago de água doce natural da Austrália), o caminho bem definido passa montanhas escarpadas, belos lagos e pequenas lagoas, extensas florestas e pântanos. Quem quiser mais, pode se aventurar por várias caminhadas a cachoeiras, vales e cumes ainda mais altos, incluindo o Monte Ossa, com seus mais de 1.500 metros. 

7. Trilha Routeburn, Nova Zelândia
Imagem por kiwinz
Caminhe pela paisagem deslumbrante da Nova Zelândia por três dias, percorrendo os 32 km da trilha Routeburn. Saindo da base no Sul da Nova Zelândia, o caminho passa por dois parques nacionais: Fiordland e Mt Aspirantes. Entre os destaques estão a vista do Harris Sela, onde no topo do monte cônico você pode ver as ondas quebrando na praia distante. O principal desafio para essa caminhada popular é garantir um lugar entre os números limitados que são permitidos na trilha. 

8. The Narrows, EUA
Imagem por Adam Belles
São 26 km de viagem através de cânions surpreendentes esculpidos ao longo de séculos pelo rio Virgin, o Narrows, no Zion National Park, EUA. É uma caminhada como nenhuma outra. O percurso é o rio, com mais da metade da caminhada andando e, por vezes, nadando. A trilha pode ser percorrida em um dia, embora muitas pessoas optem para ver os jardins suspensos e nascentes em um ritmo mais agradável, passando uma noite num dos 12 parques de campismo existentes no local. 

9. A rota Haute, Suíça-França
Imagem por Perry_Maurice
Saindo de Chamonix, na França, através do Valais Sul, chegando a Zermatt na Suíça, a Rota Haute percorre algumas das mais belas e acessíveis paisagens dos Alpes. A caminhada de verão na Rota Haute (impossível de se fazer no famoso inverno da região, frequentado por esquiadores e alpinistas) demora cerca de duas semanas para ser concluída. 

10. Baltoro Glacier e base do K2, no Paquistão
Imagem por Mariachily
Este corredor de gelo leva a base do pico colossal do K2, segundo pico mais alto do mundo. Esta jornada incomparável percorre algumas das paisagens mais humilhantes do planeta. O trilheiro começa a seguir os rios de gelo indo para as entranhas do glaciar antes de chegar às montanhas de granito piramidal incluindo Paiju (6.610 m), Biaho Uli (6.417 m), Great Trango Tower (6.286 m) e, finalmente, a base do K2. São 15 dias de aventura. E só depois dessa você pode dizer que percorreu as 10 melhores e mais fantásticas trilhas do Planeta Terra. 
  

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o post. Para quem gosta deste esporte/lazer é um prato cheio. Mas tem que ser bom das pernas né?
Abraços!

Anônimo disse...

recomendo a trilha W do Torres Del Paine.

abraço

Bruno Mangilli disse...

Algumas da até pra ir com a minha magrela e arriscar uma pedalada por essas trilhas. bom post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...