Amigos seguidores

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Quando a música faz a alma levitar... e o nosso orgulho.....


...de ser brasileiro sair pela boca! 

Recebi por email este vídeo e pesquisando fui descobrir a história dos intérpretes da música, da própria música e do filme que a destacou. Como vou deixar o Ronaud Pereira do blog ROUNAUD.COM falar por mim sobre os intérpretes, já que o texto abaixo é dele, quero apenas ressaltar inicialmente Luis Bonfá e Antonio Maria, os geniais criadores desta maravilhosa música do final dos anos 50, mais exatamente em 1959, para servir de tema ao filme Orfeu do Carnaval do francês Marcel Camus, baseado na peça teatral do imortal Vinícius de Moraes. Vale lembrar que o titulo original do filme em francês era Orphée Noir (Orfeu Negro), mas no Brasil ficou conhecido como Orfeu do Carnaval. A peça de Vinicius foi batizada como Orfeu da Conceição,  lançada em 1956 com enorme sucesso. Na peça essa música não existia. Ela foi criada originalmente para o filme de Marcel Camus que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1959 e o Oscar daquele ano como melhor filme estrangeiro. Mais recentemente Cacá Diegues fez um remake que levou o nome de apenas Orfeu. 



Mas antes mesmo de ver o vídeo leia o que disse Ronaud Pereira sobre o quarteto em questão: o maestro e as três solistas.

"Pra variar um pouco, gostaria de falar um pouco sobre duas flores brasileiras que infelizmente só poderiam vingar em outras terras. Talvez você já as conheça e será bom relembrá-las e se não conhece, acredito que gostará de conhecer. Assista ao vídeo acima. Falo aqui de Carmen Monarcha (a morena) e Carla Maffioletti (ao violão) que junto a holandesa (não menos talentosa) Susan Erens formam o grupo de sopranos que cantam na orquestra de André Rieu, maestro e violinista holandês.
Carmen é de Belém do Pará e Carla é de Porto Alegre. Ambas se conheceram pelas curvas da vida e foram juntas estudar canto na europa. Foi onde ficaram conhecidas por André Rieu e foram contratadas para cantarem em sua majestosa orquestra. E aos brasileiros aqui só resta “extravasar e jogar tudo pro ar”. Não gosto de menosprezar o nosso país, mas alguns aspectos da nossa cultura aqui muitas vezes desapontam. E só não desapontam mais ao povo porque esse mesmo povo não tem acesso ao que há de bom lá fora".


Se você quiser conhecer o blog do Ronaud, que aliás, tem textos muito interessantes, é só clicar no nome em verde, lá em cima.  

3 comentários:

Ana Clara disse...

Estupendo!

Não conhecia essa versão de "Manhã do Carnaval" Obrigado por este presente de Natal!

Beijos!

Anônimo disse...

Realmente maravilhoso vídeo Milton!.. Sempre com coisas maravilhosas a nos presentear!!!

Beijo grande em seu coração..
*verinha*

Anônimo disse...

Muito bom. Muito bom. Fiquei da cara com essa versão. Mais ainda por saber que o Brasil tem tanta gente importante lá fora. Mas, o principal, é a nossa música, que riqueza, chega a ser sublime.
Parabéns pelo post!

Maria Jacira!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...