Amigos seguidores

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Saiba mais sobre o WikiLeaks

WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Apesar do seu nome, a Wikileaks não é uma wiki, assim como o Wikipédia, leitores que não têm as permissões adequadas não podem editar o seu conteúdo. Qualquer um pode oferecer material ao site de forma anônima, mas uma equipe de revisores – voluntários da grande imprensa, jornalistas e funcionários do site – decide o que é publicado. Usando técnicas avançadas de criptografia e técnicas legais para proteger as fontes.


O site, administrado por The Sunshine Press, foi lançado em dezembro de 2006 e, em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhões de documentos. No site, a organização informa ter sido fundada por dissidentes chineses, jornalistas, matemáticos e tecnólogos dos Estados Unidos, Taiwan, Europa, Austrália e África do Sul. Seu diretor é o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista.

Futuro
Segundo o WikiLeaks, seu sucesso em batalhas jurídicas se deve ao que o site chama de “hospedagem à prova de balas”. Ele é hospedado principalmente pelo provedor sueco PeRiQuito (PRQ), que ficou famoso por hospedar o site ilegal de trocas de arquivos de música The Pirate Bay.

“(O WikiLeaks) é legal na Suécia. Vamos hospedá-lo e mantê-lo funcionando quaisquer sejam as pressões”, diz o provedor. O site também é hospedado em outros países, incluindo a Bélgica. “Para proteger a segurança de nossas fontes, tivemos de espalhar nossos ativos, criptografar tudo e transferir telecomunicações e pessoal para outras partes do mundo para ativar leis de proteção em diferentes jurisdições nacionais”, disse Assange à BBC em fevereiro. “Ficamos bons nisso e nunca perdemos um caso, ou fonte, mas não podemos esperar que todos façam o esforço extraordinário que fazemos.”

Apesar de sua fama mundial, o site enfrentou problemas financeiros. Em fevereiro, suspendeu suas operações por não poder arcar com os custos de suas operações. Segundo Assange, doações de indivíduos e organizações salvaram o site.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...