Amigos seguidores

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Imagens de uma "Tragédia Anunciada"...



Neste pequeno mosaico de fotos a imagem crua da tragédia anunciada na Região Serrana do Rio de Janeiro. Não sou especialista em meteorologia e muito menos em geologia ou engenharia florestal, mas estava em Tubarão, minha terra natal, nos dias 24 e 25 de março de 1974, então com 17 anos, quando da terrível catástrofe que se abateu sobre a cidade do Sul de Santa Catarina, matando centenas de pessoas e deixando 38 mil desabrigadas. Sou, portanto, um sobrevivente daquela tragédia. Só no meu bairro foram mais de 200 residências completamente destruídas pela força das águas do Rio Tubarão que subiu mais de 9 metros e arrasou completamente a cidade. Quando afirmo que na Região Serrana do Rio aconteceu uma "tragédia anunciada" é porque vivemos essa experiência em Tubarão. Anos antes de 74 a cidade vinha sendo açoitada anualmente por enchentes menores, mas ninguém acreditava que o "Grande Rio Tubarão" pudesse um dia sair do seu leito e fazer o que fez, até que aconteceu. Menos mal que a lição foi apreendida. O rio foi retificado, alargado, redirecionado e canais de distribuição foram abertos em direção ao mar, e de lá para cá, 36 anos se passaram, as enchentes voltaram, mas Tubarão nunca mais foi invadida pelas pelas águas.
Agora, voltando a questão da Região Serrana do Rio. Vínhamos acompanhado nos últimos anos o noticiário de que em todos os verões pequenos deslizamentos provocavam mortes em Petrópolis, Teresópolis ou Nova Friburgo. Um caso aqui, outro caso ali, mas de forma isolada e em pequeno grau. Nada foi feito. A natureza resolveu agora ser mais austera, e deu no que deu. Que a lição sirva, pelo menos, para que as autoridades tomem as devidas providências para evitar coisas piores no futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente Milton.. é uma tragédia que poderia ter sido evitada se providencias tivessem sido tomadas logo quando ocorreu o primeiro deslizamento.. é lamentável que as pessoas esperem até a tragédia ser maior para fazer alguma coisa em prol à essas pessoas.. não adianta.. com a Mãe Natureza não há perdão e nem mesmo uma segunda chance.. a forma como essas casa foram construídas, mais cedo ou mais tarde iria dar nisso mesmo.. muito me admira que até hoje, órgãos responsáveis não tomem providências com essas construções indevidas.. estão esperando não sei mais o que acontecer para acordarem e colocarem de vez um ponto final nessas tragédias todas que vem ocorrendo constantemente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...