Que a linha C-14 da Ferrocarril General Manuel Belgrano, na Argentina, conhecida popularmente como Trem das Nuvens, se constitui na ferrovia em maior altitude no mundo e une as estações de Salta com a de La Polvorilla, sobre a Cordilheira dos Andes, em alguns trechos, a mais de 4 200 metros de altitude? As origens da linha se remontam pelos estudos realizados pelo engenheiro Abd El Kader, no ano de 1889, onde suas conclusões foram arquivadas pelos orgão técnicos da época por vários anos. A primeira lei nacional pronuciada referente a construção de trens esta sob o número 4.683, publicada em 18 de setembro de 1905. Esta lei vigorava sobre os estudos para desenvolver uma ferrovia. Em seguida, foi criada a lei 4.813 que autorizou o poder executivo nacional da Argentina a construir a primeira etapa da ferrovia entre as localidade de Cerrillos e Rosario de Lerma.
Em 1906, novos estudos, desta vez a cargo dos engenheiros José Rauch e Emilio Candini, levantaram a possibilidades para elevar a ferrovia para Puna: uma linha pela Quebrada de Humahuaca, e outra pela Quebrada del Toro. Outros engenheiros que estudaram a Quebrada del Toro, foram os engenheiros Schneidwin, que concluiu seus estudos desaconselhando esta extensão e apoiando a de Humahuaca. Também realizaram estudos os engenheiros Carlos Cassaffousth, que aconselhou pela Quebrada del Toro, devido o que assegurava que "deve-se usar cremalheiras para vencer a forte inclinação".
Um comentário:
Olá Milton, vim fazer uma visita ao seu blog e adorei todas as informaçoes e fotos. Puxa, vc mora em um paraíso!! Imagino que maravilha e quanta inspiraçao vc tem!! Que legal!! Beijos e já estou te seguindo. Nao quero perder nenhuma informaçao e histórias interessantes que vc passa.Já mostrei seu blog aos meus filhos!Até o próximo post!!
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