Amigos seguidores

sexta-feira, abril 15, 2011

15 de abril: um dos dias mais tristes do século passado!

O século XX, período iniciado em 1 de janeiro de 1901 e terminado em 31 de dezembro de 2000, marcou a história da humanidade por  ter se notabilizado pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. No entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres e das grandes tragédias", já que nunca morreu tanta gente na face da Terra como nos conflitos, acidentes ou doenças ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, o século XX também foi largamente apelidado de "Século Sangrento". Na questão política, inclusive, o historiador Eric Hobsbawn considera, de maneira figurada, o século XX como o período entre a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e o Colapso da União Soviética, em 1991. Hobsbawn chama esse período de Era dos Extremos.
E entre todos os dias do século 20 um deles ficou marcado como um dos mais tristes daquele período: 15 de abril de 1912. Foi o dia em que o mundo ficou sabendo, apesar da pouca comunicação existente na época, que um dos grandes desafios do homem: o de criar o mais gigantesco navio da história da navegação, havia sido colocado a pique pela natureza. 
O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural em Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo. Com 3.547 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-a como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic ainda afundou com uma grande perda de vidas humanas. Os meios de comunicação social sobre o frenesi de vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes do direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.

Com dados da Wkipédia e outras fontes. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...