Amigos seguidores

terça-feira, abril 26, 2011

E lá se foram 511 anos...

Pena que a maioria dos homens, mulheres e crianças desse retrato não foram respeitados no seu direito de viver livres sobre uma Terra que conquistaram em paz, através de processos migratórios (comprovados histórica e cientificamente) por milhares de anos. Tiveram usurpadas sua cultura, dignidade, respeito e, no fim, até mesmo a terra lhes foi tirada. Só não foram totalmente dizimados porque alguns bravos resistiram a ganância do homem branco - dito civilizado - e perpetuaram sua raça, seus povos e suas tribos. 

Primeira Missa no Brasil (26 de abril de 1500) - Obra de Victor Meireles
Gente! não sou nenhum defensor de minorias para ficar usando discursos e levantando bandeiras do politicamente correto, fazendo uma "mea culpa" do que os nossos antepassados fizeram, mas também não me calo diante da hipocrisia. Nós somos os invasores, sim. Do Alasca a Patagônia essa terra pertencia a eles: os nativos do continente desconhecido que acabou virando América. Por isso me emociono quando vejo um clipe como esse, criado pelos descendentes dos nativos norte americanos que até hoje, em comunidades organizadas e não em Reservas Discriminatórias, defendem seus direitos, seus rituais, suas tradições, seus cantos... 


O Canto para o SOL 


    


Um comentário:

Loreta disse...

Obrigado por nos lembrar dessas coisas!
Mesmo que não possamos fazer quase nada, deixar essa história de verdades aos nossos filhos e netos é nosso compromisso.
Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...