Amigos seguidores

terça-feira, abril 19, 2011

Um documento para a História da Humanidade!



Isto é um “lado a lado” comparativo de duas viagens filmadas pela Market Street, a mais famosa e importante avenida de São Francisco, na Califórnia, feitas em abril de 1906, mês do famigerado terremoto que praticamente arrasou essa cidade americana e é considerado até hoje como uma das principais tragédias naturais do Século Vinte.  O comparativo foi criado e depositado no Arquivo Prelinger uma instituição que mantém na Internet imagens e documentos históricos da humanidade. O vídeo da esquerda foi feito, a exemplo do da direita, em cima de um Bonde (Trolley Car em inglês) por Harry e Miles Herbert em 14 de abril de 1906, apenas quatro dias antes do evento catastrófico e dos incêndios subsequentes que destruíram a maior parte da cidade, resultando nas condições descritas no vídeo à direita, e da qual a fonte de produção inicial é desconhecida.
Ambos os filmes foram extraídos de imagens disponíveis nos Arquivos Prelinger, sendo que algumas cenas foram omitidas devido a falta de qualidade. Os mesmos foram ajustados para corrigir a temporização de captura original, e o vídeo à direita foi virado na horizontal, para corrigir a imagem da versão inversa encontrada nos arquivos.
Apesar da precariedade do filme da direita (principalmente em virtude da fumaça dos incêndios após o terremoto) a intenção foi mostrar os prédios e os marcos do lado esquerdo, em contraste com a devastação das cenas correspondentes ao filme do "dia seguinte". Vocês vão poder observar no filme da direita que muitos prédios simplesmente sumiram. Quadras inteiras desapareceram. Um trabalho genial e, sem dúvida, histórico.  
Abaixo a Market Street nos dias atuais no centro da foto, que está em alta resolução. Clique em cima e amplie a imagem para ver com mais detalhes. 


Fontes: Youtube, Wikipédia, e Arquivo Prelinger

Um comentário:

Ana Paula disse...

Miltinho!
Belo trabalho. Fantástica pesquisa.Viraste um "fuçador" da Internet. Onde descobres tudo isso amigo? Obrigado por mais este presente.
Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...