Amigos seguidores

quarta-feira, abril 20, 2011

Você sabia que...

...a Sociedade Esportiva Palmeiras tem inspirado ao longo dos seus 97 anos de existência alguns termos tradicionais que já ultrapassaram inclusive as fronteiras do futebol? 

O termo "corneteiro", por exemplo, usado para torcedores excessivamente críticos, foi criado por causa dos funcionários da fábrica de instrumentos musicais A Corneta, que durante os intervalos de almoço iam para o Palestra Itália assistir aos treinos do time alviverde. 
 Foi no Palestra Italia também que se criou a denominação “A turma do Amendoim” para definir aquele grupo de torcedores e conselheiros que ficam nas numeradas, atrás do banco de reservas, criticando o técnico e mastigando o petisco. Essa foi uma expressão criada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que atualmente dirige o time, exatamente para desmerecer a postura desses torcedores dos quais ele geralmente é alvo de críticas.  
Mas a expressão mais popular criada no Palmeiras já ultrapassou 
há tempos o ambiente do futebol e domina com frequência o noticiário político nacional. O termo "Acabar em pizza" vem sendo usado pela imprensa e pela população para explicar episódios políticos envolvendo irregularidades ou falcatruas que terminam sem punição. A origem da expressão, no entanto, tem ligação com um fato bem mais ameno, pois surgiu do ambiente de grande disputa política que sempre existiu no alviverde entre os conselheiros da situação e da oposição. 
Na década de 60, alguns conselheiros 
palmeirenses se reuniram para resolver problemas que haviam trazido uma crise ao clube. Após 14 horas de discussões, os dirigentes sentiram fome e resolveram ir a uma pizzaria. Depois de algumas rodadas de chope, várias garrafas de vinho e 18 pizzas gigantes, a paz voltou a reinar. O jornalista Milton Peruzzi, que trabalhava no jornal A Gazeta Esportiva e era setorista do alviverde, acompanhou todo o encontro e ditou a seguinte manchete no jornal do dia seguinte: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

Nenhum comentário:

Compartilhe:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Recentes