Amigos seguidores

quarta-feira, maio 11, 2011

E Roma viveu um dia tranquilo...

Se você entende alguma coisa de inglês, vai compreender este vídeo. Se não entende...eu explico abaixo! 


Roma passou a terça-feira (11) da forma mais tranquila possível, mesmo porque não foram poucas as pessoas que deixaram a cidade por medo de uma previsão de terremoto devastador para o dia de ontem, profetizado por um sismólogo que morreu há muito tempo. Durante meses, sites, blogs, e páginas de redes sociais italianas vinham discutindo a obra de Raffaele Bendandi, que  de acordo com rumores na Internet, previu "um grande" terremoto para o dia 11 de maio na cidade eterna. A coisa ficou tão séria que RAI (Rede Nacional de Televisão) usou vários programas para acalmar o pânico crescente entre os romanos. O que ficou claro é que a memória do terremoto de L'Aquila em 2009 ainda está presente entre os italianos. Ele matou mais de 300 pessoas e foi sentido em Roma. Naquela época, a polêmica também tomou conta porque o cientista Giampaolo Giuliani dias antes tentou avisar a população local de um terremoto iminente, mas as autoridades afirmam que ele estava errado sobre o local exato que aconteceria. Não estava. 

   Bendandi, que morreu em 1979 aos 86 anos, acreditava que os terremotos eram o resultado da combinação de movimentos do sol, da lua e dos planetas, e eram perfeitamente previsíveis. Em 1923 ele previu que um terremoto atingiria a região de Marche, no Adriático, no dia 02 de janeiro do ano seguinte. Ele estava errado por dois dias. Em 4 de janeiro aconteceu a tragédia. Na ocasião o principal jornal da Itália, Corriere della Sera, publicou um artigo na capa de "O homem que previu terremotos". A fama de Bendandi cresceu e em 1927 ele chegou a ser condecorado pelo ditador fascista Benito Mussolini. Durante sua longa carreira, suas teorias foram estudados por eminentes astrônomos estrangeiros. No entanto, o pânico atual parece se dever mais à disseminação do medo na era da internet que, no Bendandi mesmo. Paola Lagos, presidente de uma associação dedicada à preservação de Bendandi e todos os seus manuscritos, diz que não há referência a qualquer sismo perto de Roma em 2011. Vale exaltar que durante o dia de ontem foram registrados mais de 20 pequenos terremotos pelo território italiano, o que para  as autoridades é algo comum em se tratando de um país propenso a tremores de terra. 

Fonte: Reuters

Um comentário:

austofonso disse...

Isso ai amigo! Ainda bem que o Brasil não enfrenta essas coisas. Sabe lá se esse cara não está certo, o que achas? Naquela lá pelos anos 20 ele errou por 2 dias. Planetas alinhados, tremor menor na Espanha...
Sei não! Se eu fosse italiano ficava ligado de hoje pra amanhã.
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...