Amigos seguidores

quarta-feira, maio 11, 2011

Essa história já tem 4 anos, mas eu não a conhecia!

Em janeiro de 1999, o Pirata (bar famoso de Fortaleza por sua noite de segunda-feira) gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro. Sem a menor intenção de afrontar os emblemas nacionais e a liturgia militar, o Pirata acredita ter o direito, como qualquer brasileiro, de tocar o Hino do jeito que bate o nosso coração patriota, cearense e "cabra da peste". Mesmo assim, antes de iniciar a divulgação, foi enviada a gravação para o então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Por telegrama, ele respondeu que não via "nenhum desrespeito, nem depreciação do Hino Nacional no arranjo popular do sanfoneiro Adelson Viana." 
O Ministério Público Federal porém, não entendeu o mesmo e entrou com uma ação na justiça contra a apresentação do Hino Nacional em ritmo de Forró. 
Apenas em setembro de 2007, o Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, José Eduardo de Melo Vilar Filho, autorizou, enfim, a gravação e execução da versão, em Forró, do Hino pelo Pirata, na TV, rádio e shows ao vivo. Todos os direitos autorais da versão, em Forró, do Hino Nacional Brasileiro estão sendo revertidos para ações e projetos da Fundação Pirata Marinheiros.


Nota do editor: e não é que ficou boa a versão! 

2 comentários:

Julieta disse...

Olá
Vim agradecer o carinho lá no meu cantinho e me desculpar por estar tão ausente,o corre,corre do dia a dia tem me tirado o tempo,mas sempre q der vou aparecer ok.
Uma bela quinta
Beijosss

Deiselangblogger disse...

Que tri, ouvir o hino neste ritmo.
Amei.
Parabéns pelo bolg.
Abraços, estou te seguindo, fique a vontade pra me visitar. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...