Amigos seguidores

segunda-feira, maio 09, 2011

A fotografia clássica do século XIX...

O fotógrafo russo Basílio Sokornov nasceu em 1876 na província de Vladimir. Se formou na escola primária perto de Voronezh. Foi no departamento de pintura da Academia Imperial de Belas Artes da Rússia, no final dos anos 80 do século XIX, que ele aprendeu a arte de retocar. Na época as fotos passavam por todo um processo com chapa fotográfica. Enfrentando dificuldades financeiras, Sokornov aceitou um emprego na loja de um retocador conhecido como "mestre Pazetti", onde aperfeiçoou seus conhecimentos. Futuro fotógrafo, ao longo dos anos dominou o retoque artístico e todos os chamados fotoprocessos. Neste post algumas das obras de Sokornov. 

A gente até pode achar essas fotos "sem graça", mas se estudarmos profundamente a história da fotografia e tivermos consciência de que no século 19 praticamente inexistiam recursos técnicos, vamos entender a importância deste portifólio e a genialidade de Sokornov, que além de fotógrafo era o retocador oficial de suas obras.  
Sokornov ganhou vários prêmios em sua vida. O primeiro foi no ano do bicentenário de São Petersburgo na Exposição Internacional de Arte e Fotografia criada para comemorar a passagem da data. Mais tarde, o fotógrafo recebeu inúmeras distinções, entre as quais a medalha de prata em uma exposição internacional em São Petersburgo e uma medalha de prata na exposição fotográfica em Kiev.












Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...