Amigos seguidores

quinta-feira, maio 19, 2011

A genialidade de Kseniya Simonova

Este post foi um dos primeiros deste blog, bem no início de maio de 2010, quando eu tinha apenas 20 seguidores. Resolvi traze-lo de volta porque penso que essa é uma história de talento que não deve morrer no tempo. É a história do surgimento de Kseniya Simonova. Simonova foi uma prematura artista que ganhou em agosto de 2009 a versão ucraniana do "America's Got Talent". Hoje ela já tem vários trabalhos mais recentes no Youtube, mas esse trabalho de 2009 foi algo marcante não só para a carreira dela, mas para todos aqueles que a estavam assistindo naquela noite e, lendo o post e vendo o vídeo, vocês - se ainda não o conhecem - vão entender porque. Na apresentação que lhe deu o prêmio (e que está no vídeo ai embaixo), ela usa uma caixa de luz gigante, música dramática, imaginação e "a pintura de areia" para interpretar o sofrimento de um jovem casal, que no inicio está feliz numa praça, e depois é brutalmente atingido pela invasão da Alemanha e ocupação da Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial, algo que ficou terrivelmente marcado na história do povo ucraniano. 
E aqui cabe uma explicação! Os alemães nazistas invadiram a União Soviética em 1941. Cerca de 1,4 milhões de ucranianos étnicos morreram combatendo os alemães. A capital da Ucrânia (na época pertencente a União Soviética) é Kiev. Na Batalha de Kiev, os soldados alemães criaram o maior cerco na história da humanidade e 600.000 soldados soviéticos morreram defendendo a cidade que nunca se rendeu. Kiev tornou-se conhecida como a "Cidade Heróica". Pela cultura eslava de ter famílias grandes, cada família em Kiev hoje tem um membro mais velho que morreu lutando na Batalha de Kiev. Você vai perceber que quando a apresentação chega na metade e ela começa a retratar a guerra, o juri e o auditório se entrega...e todos caem em lágrimas.
Eu me preocupei em fazer todo este relato para que vocês possam entender o quanto foi emocionante, para aquela platéia, a apresentação da moça. 

E tem mais: a trilha sonora que faz parte da apresentação é tão genial quanto o trabalho da artista. O vídeo começa com solos de violoncelo do Apocalyptica, uma banda de rock filandesa que é especializada em instrumentos de corda, principalmente o celo. Por volta de 01:35 minutos começa uma narração de um locutor. Acreditem: é a gravação original da Rádio de Moscou em 1941, anunciando que a, então União Soviética, estava sendo invadida pela Alemanha. Aos 2:30 entra uma música russa denominada "Noch Temnaya", com o cantor russo Mark Berns. O mesmo Mark Berns volta aos 5,10 minutos com a emocionante "Zhuravli", que na tradução para o português significa "Gruas". É nessa música que todos se derramam em lágrimas porque ela, a música, conta justamente a história de soldados que morreram na guerra. E por fim, para acabar de vez, a genial artista fecha sua apresentação pintando na areia ao som da imortal "Nothing Else Maters" (Nada Mais Importa) do Metállica, mas em solo de violoncelo com a banda Apocalyptica. É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO.
Agora, o que interessa mesmo é que Ksenyia levou as pessoas às lágrimas não com canto ou dança, mas sim com sua capacidade de contar uma história .... com os dedos ... sobre a areia. A música de fundo, a história de amor e de guerra, as gravações de rádio do passado...apenas serviram para compor o espetáculo. O que vale é seu equilíbrio e a mestria da sua arte, até porque ela nos mostra que não se deveria limitar talento  por ser convencional. O talento pode surgir da forma mais inesperada, nas coisas mais simples do mundo. 
 Ao final, quando termina a pintura, Ksenyia  escreve alguma coisa no quadro, em russo, que significa "Você está sempre perto de mim", que seria uma afirmação da mulher retratada na pintura ao marido que, imagino, morreu na guerra deixando ela e um filho. 
BOM ESPETÁCULO A TODOS (e coloquem em tela cheia prá ficar mais bonito)  


4 comentários:

nouvelles couleurs - vienna atelier disse...

Ola Milton!

thank you very much and congratulations for your blog,
natzrally you can post all you want about my works, it would be for me a very pleasure and honeur

:-)

see you

OceanoAzul.Sonhos disse...

Magnifico!
abraço
oa.s

Renata Fagundes disse...

Seja bem vindo marujo!

Adorei seu blog :)

beijo grande

silvioafonso disse...

.


A inteligência e o bom
gosto primam nesta página.

Valeu, amigo. Sou seu fã.

silvioafonso






.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...