Amigos seguidores

quarta-feira, maio 11, 2011

Quatro planetas estarão alinhados amanhã


Todos os dias deste mês, cerca de 20 a 45 minutos antes do nascer do sol, os observadores do céu estão tendo uma rara oportunidade de assistir a quatro mundos: Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter, no último grande agrupamento planetário a ser visto ainda neste século. Basta olhar para o Leste. Júpiter, o gigante de gás e segundo mais brilhante do grupo, está deslizando por sobre Vênus desde ontem, e hoje já foi mais fácil identificá-lo, apesar de ser inferior ao brilho de Vênus. O mais impressionante é que os dois planetas estão separados por apenas 0,5 graus, o que significa que a gente pode facilmente cobrir o par estelar com apenas o polegar ou um braço estendido.
Amanhã, 12 de maio, todos os quatro mundos serão agrupados dentro de 6 graus um do outro no céu do amanhecer. Eu, que moro à beira mar, e tenho um  morro enorme à minha frente para - de cima dele - me posicionar e ver o horizonte antes do nascer do Sol, estou apenas torcendo para que o dia não amanheça nublado. 

2 comentários:

itagerman disse...

Que mordomia, heim. Além de morar na beira do mar ainda vais esnobar subindo o morro???
Valeu Miltão!
Tem que torcer para amanhecer céu aberto mesmo.

Gell disse...

Amigo muito interessante em ? Teu blog é mara porque tem de tudo , assim fikamos mais informados! ah, eu quero agradecer pelo link que vc me enviou tá? obrigada ! abraços !!!

Compartilhe:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Recentes