Amigos seguidores

sábado, maio 14, 2011

Uma imagem impressionante...

Parece uma floresta gigante, mas é, na verdade, um Bonsai (em japonês: 盆栽, bon-sai), que significa "árvore em bandeja". Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma replica de uma arvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.


 Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem. Na sequência veja outros fotos e saiba mais sobre os bonsais. 


Os requisitos de manutenção para aplicar as técnicas de bonsai são: devemos prestar atenção ao tipo de árvore que foi utilizado para bonsai, buscar o tipo de clima e temperatura que eles necessitam.




Para manter um bom bonsai, você deve tomar certas medidas.
Com relação à irrigação: A rega dever ser em quantidades moderadas; entenda-se por moderada a rega feita com critério, não com economia. O que não podemos fazer é molhar nosso bonsai todos os dias, se ele não seca de um dia para o outro, por isso o clima, o vento, a localização da árvore vão sempre incidir directamente na frequência de rega. A rigor, deve usar-se a sensibilidade, regar quando a terra estiver seca, e não regar quando ela estiver ainda úmida.





No momento da poda, devemos considerar algumas medidas e recomendações: Primeiro, existem dois tipos de poda para bonsai, a primeira é a manutenção e o segundo é chamado drástica ou de formação. Poda de manutenção, é que fazemos pouco a pouco, e com cuidado, para dar a forma queremos ao bonsai. Isto é feito através da remoção das folhas que estão em pior forma, ou remover as que são mais superficiais. Pelo contrário da poda drástica, que é feita a partir do início dando a forma que queremos. Cortes profundos são feitos na árvore e seu tronco, para acomodar sua textura e a imagem que queremos dar.





Transplante da árvore deve ser feito quando a terra já não é capaz de fornecer os nutrientes necessários. Isso geralmente ocorre após 2 ou 3 anos desde que esta com a terra. O transplante de bonsai deve ser feito na primavera, já que é a estação no qual a árvore esta com mas vitalidade. Para isso devem ser retirados com todas as raízes e com cuidado para danificá-las. Um adorno que pode ser feito no bonsai geralmente é a aplicação de musgo, que lhes dão a possibilidade de reter a umidade por mais tempo, especialmente em épocas de altas temperaturas.




Os bonsai podem ser classificados de acordo com o seu tamanho e estilo.
  • Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.
  • Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice, embora mantendo uma posição geral mais ou menos ereta. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.
  • Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção
  • Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.
  • Han-kengai: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore caindo a um nivel abaixo da borda do vaso, mas não chega a altura da base do vaso.
  • Fukinagashi: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.
Fontes: Site Vila Boa de Goiás e Wikipédia

2 comentários:

Anônimo disse...

"....Jamais desista de si mesmo.Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espectáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."
Fernando Pessoa

Ótimo fim de semana.

Doce beijo.

Unknown disse...

Olá,você continua com um trabalho e fotos lindas.
bom fim de semana. voltarei.
beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...