Amigos seguidores

quarta-feira, junho 08, 2011

A fantástica Mesquita de Sheik Zaid

No dia em que os muçulmanos rememoram a morte do profeta Maomé, o grande criador do Islamismo, trago ao blog um post com fotos que tenho guardadas do fotógrafo russo Ilya Varlamov, da visita que ele fez a Mesquita de Sheik Zaid - uma das seis maiores mesquitas do mundo - localizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O gigantesco templo islâmico, que tem apenas quatro anos de existência, foi nomeado em honra ao Sheik Sultan Ibn Zaid al-Nahyan, o fundador e primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos. A mesquita foi inaugurada oficialmente no mês do Ramadan, em 2007. Como quase tudo nos Emirados ela é fantástica, e considerada uma das mais bonitas do planeta. São fotos em alta. Clique para ampliar! 



Os quatro cantos da mesquita são quatro minaretes que se 
elevam cerca de 115 metros.

Linha exterior do edifício principal se estende por 57 cúpulas. Cúpula decorada 
com mármore branco, a sua decoração de interiores também é feita de mármore.

Na construção foram gastos mais de 600 milhões de euros.


Um pátio pavimentado com mármore colorido com cerca de 
dezessete mil metros quadrados. 



É interessante notar o padrão floral grande com um mosaico 
de diferentes tipos de mármore 




Ao todos são 80 cúpulas sustentadas por 1096 colunas e mais 96 colunas 
pilares dentro do salão principal da oração.







Tapete espalhado em um espaço enorme. É o maior tapete do mundo. Foi fabricado pela "Tapetes do Irã" com imagem criada pelo artista iraniano Ali Khaliq. A área do "tapete" - 5.627 metros quadrados, e em cima dele trabalharam cerca de 1.200 artesãos, 20 técnicos e 30 grupos de trabalho. O peso desse tapete é de 47 toneladas - 35 toneladas de lã e 12 toneladas de algodão. A estrutura do tapete é composta por 2.268.000 unidades.

 O centro da mesquita é o ponto do entrocamento do lustre maior. Sete candelabros dourados de cobre foram importados da Alemanha. O maior lustre tem um diâmetro de 10 metros e altura de 15 metros.





 Para a decoração de interiores foram utilizados mármore branco italiano, ouro de 24 quilates, pedras semi-preciosas - lápis-lazúli, ágata vermelha, ametista, amêijoas, cristal de rocha e pérolas naturais.























Um comentário:

Anônimo disse...

Impressionante! Quanta grana gastaram, eim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...