
A primeira linha do Metro do Porto que liga Senhor de Matosinhos à estação da Trindade (linha A) foi inaugurada no dia 7 de Dezembro de 2002 pelo então primeiro ministro Durão Barroso, circulando em regime experimental no final do ano de 2002. Nesta primeira fase, a rede possuía apenas 11,8 km e 18 estações, todas de superfície, sendo o antigo túnel ferroviário da Lapa, reconvertido para a rede do metro, o único percurso subterrâneo.
No dia 13 de Março de 2005, abriu o primeiro trecho da segunda linha, a linha B, aumentando a rede em quase 7 quilômetros e 5 novas estações de superfície, ligando Pedras Rubras, a partir da Estação da Senhora da Hora já existente para a linha A, ao Estádio do Dragão. Esta nova linha usa o canal ferroviário da linha da Póvoa, aberto no século XIX, e que ligava a Póvoa de Varzim ao Porto. Uma outra nova linha, a Linha C, abriu meses depois no dia 30 de Julho chegando até ao centro da cidade da Maia, o que significou um novo aumento de 6 km de linha e 6 novas estações de superfície, parte da linha C, foi construída no antigo canal da linha ferroviária da Trofa. A partir dai todas as outras linhas foram sendo concluídas e em 2006 o projeto inicial foi totalmente entregue a população.
Andar pelo Metrô do Porto possibilita visuais como este, na passagem pela Ponte Dom Luis I, e por vários outros pontos da Região Metropolitana.
Outra grande virtude do Metrô do Porto são as modernas Estações, equipadas com o que existe de melhor no sistema de vendas de ticktes e com espaço para a fluência rápida dos passageiros e visitantes.
E outra grande atração do Metrô do Porto são os pequenos bondes (se é que pode se dizer assim) que são cabines que transportam os passageiros em diversos níveis. É que a cidade do Porto e algumas cidades vizinhas que recebem o sistema, foram construídas em planos diferentes às margens do Rio Douro. Sendo assim, quando os passageiros precisam chegar às estações se utilizam dessas cabines. A viagem, principalmente para os visitantes, se transforma num outro passeio turístico.
Andar pelo Metrô do Porto possibilita visuais como este, na passagem pela Ponte Dom Luis I, e por vários outros pontos da Região Metropolitana.
Outra grande virtude do Metrô do Porto são as modernas Estações, equipadas com o que existe de melhor no sistema de vendas de ticktes e com espaço para a fluência rápida dos passageiros e visitantes.
E outra grande atração do Metrô do Porto são os pequenos bondes (se é que pode se dizer assim) que são cabines que transportam os passageiros em diversos níveis. É que a cidade do Porto e algumas cidades vizinhas que recebem o sistema, foram construídas em planos diferentes às margens do Rio Douro. Sendo assim, quando os passageiros precisam chegar às estações se utilizam dessas cabines. A viagem, principalmente para os visitantes, se transforma num outro passeio turístico.
Fontes: Wikipédia e Ilya Varlamov
4 comentários:
Milton vc tem que ver os daqui do Rio a eficiência também rsss, nussa andamos como gado indo pro matadoro, nem segurar precisamos de tão colados que vamos uns nos outros e o calor é dos infernos rsss,e a tarifa baratinha só R$ 3,10, mas da nada, vamos fazer a Copa do Mundo e as olimpiadas neh e o povo guentaaaaa.
Vou me mudar pro Porto quem sabe assim tenho transporte de qualidade rss.
beijos e ótimo final de sábado.
Ah, meu amigo,essa beleza existe e eu curto todos os anos,hehehehehe.
Obrigada! matei a saudade do Porto e da filha que lé esta.
Vale a pena ver a organização!E dizem que Portugal está em crise...Imagine esta crise aqui, seria o paraíso!
Cara dá até vergonha de ver um metro eficiente, o de Brasília é meia boca e custa 3 reais e vai aumentar a dos ônibus e viva a copa do mundo fazer o que né mesmo.
Ai que bom se aqui em São Paulo fosse assim. Vou embora para Portugal e morar no Porto.
Só em ficar todos os dias vendo os casarios, o rio, o mar, as montanhas dentro de um metrô assim já vale a peninha.
Risos;.;...
Gostei do post. Beijão e bom fim de domingo!
Postar um comentário