Amigos seguidores

domingo, julho 03, 2011

Aventura gelada

Uma dupla de guarda-vidas de Florianópolis quer dar a volta à Ilha de Santa Catarina nadando. A "aventura gelada" começou no dia 11 de maio e só depende da colaboração do mar para que tenha um belo final. Esta é a primeira vez que o percurso é feito sem revezamento e durante o inverno. O desafio está sendo encarado por Luis Marcelo Balvo, 47 anos, e Lia de Andrade Silva, de 21. Ele é formado em comunicação social e atua como guarda-vidas há sete anos. Ela cursa a faculdade de Educação Física e a temporada passada foi sua primeira experiência com salvamento no mar. Em comum, a paixão pela natação e a vontade de fazer algo que entre para a história catarinense.

Partida e retorno na Beira-mar Norte

A partida foi da Beira-Mar, em frente ao Palácio da Agronômica, na Capital. De lá, seguiram em direção ao Norte da Ilha. A chegada está prevista para acontecer no mesmo local, em cerca de um mês. Até lá, os dois terão muita correnteza pela frente e mais de 90 quilômetros para percorrer.
Como no inverno a maré está alta e as correntes marítimas são mais fortes, nem todos os dias é possível nadar. Na última semana, por exemplo, a ressaca impediu a partida da Praia Mole em direção à Joaquina, o trajeto deve ser cumprido hoje.
— A ideia é simplesmente fazer a volta à Ilha e não morrer no meio do percurso — brinca Luis Marcelo.
A estação não foi escolhida para dificultar o trajeto, mas porque ambos trabalham no verão. A água gelada dificulta, mas segundo eles, não atrapalha. As roupas de mergulho e o esforço exigido para o nado acabam aquecendo o corpo. Até esta semana eles já haviam percorrido cerca de 100 dos 190 quilômetros estimados para a volta. Esta é a distância do mapa, mas no mar, o percurso deve dar em torno de 250 quilômetros.
— O cálculo da distância é feito em linha reta, nós nadamos em "L" ou em "S". Além disso, quando a correnteza está forte nadamos muito e não saímos do lugar — explica Lia.

3 comentários:

Magia da Inês disse...

ჱܓOlá, amigo!
。°✿
Passei para deixar um abraço.

É preciso muita coragem para uma aventura gelada dessas...

Boa semana!
Beijinhos.
Brasil

✿✿♪

♫° 。✿ ✿ჱܓ

Malu disse...

Acho emocionante,mas sou meio covarde para encarar uma aventura assim... rsrsrs
Abraços

Malu disse...

Acho emocionante,mas sou meio covarde para encarar uma aventura assim... rsrsrs
Abraços

Compartilhe:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Recentes