Amigos seguidores

domingo, julho 03, 2011

Aventura gelada

Uma dupla de guarda-vidas de Florianópolis quer dar a volta à Ilha de Santa Catarina nadando. A "aventura gelada" começou no dia 11 de maio e só depende da colaboração do mar para que tenha um belo final. Esta é a primeira vez que o percurso é feito sem revezamento e durante o inverno. O desafio está sendo encarado por Luis Marcelo Balvo, 47 anos, e Lia de Andrade Silva, de 21. Ele é formado em comunicação social e atua como guarda-vidas há sete anos. Ela cursa a faculdade de Educação Física e a temporada passada foi sua primeira experiência com salvamento no mar. Em comum, a paixão pela natação e a vontade de fazer algo que entre para a história catarinense.

Partida e retorno na Beira-mar Norte

A partida foi da Beira-Mar, em frente ao Palácio da Agronômica, na Capital. De lá, seguiram em direção ao Norte da Ilha. A chegada está prevista para acontecer no mesmo local, em cerca de um mês. Até lá, os dois terão muita correnteza pela frente e mais de 90 quilômetros para percorrer.
Como no inverno a maré está alta e as correntes marítimas são mais fortes, nem todos os dias é possível nadar. Na última semana, por exemplo, a ressaca impediu a partida da Praia Mole em direção à Joaquina, o trajeto deve ser cumprido hoje.
— A ideia é simplesmente fazer a volta à Ilha e não morrer no meio do percurso — brinca Luis Marcelo.
A estação não foi escolhida para dificultar o trajeto, mas porque ambos trabalham no verão. A água gelada dificulta, mas segundo eles, não atrapalha. As roupas de mergulho e o esforço exigido para o nado acabam aquecendo o corpo. Até esta semana eles já haviam percorrido cerca de 100 dos 190 quilômetros estimados para a volta. Esta é a distância do mapa, mas no mar, o percurso deve dar em torno de 250 quilômetros.
— O cálculo da distância é feito em linha reta, nós nadamos em "L" ou em "S". Além disso, quando a correnteza está forte nadamos muito e não saímos do lugar — explica Lia.

3 comentários:

Magia da Inês disse...

ჱܓOlá, amigo!
。°✿
Passei para deixar um abraço.

É preciso muita coragem para uma aventura gelada dessas...

Boa semana!
Beijinhos.
Brasil

✿✿♪

♫° 。✿ ✿ჱܓ

Penélope disse...

Acho emocionante,mas sou meio covarde para encarar uma aventura assim... rsrsrs
Abraços

Penélope disse...

Acho emocionante,mas sou meio covarde para encarar uma aventura assim... rsrsrs
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...