Amigos seguidores

domingo, julho 10, 2011

E as baleias chegaram...


Depois do primeiro registro de Baleias Francas no litoral Catarinense, no final da semana passada, a equipe de pesquisadores e voluntários do Projeto Baleia Franca/Brasil efetuou novos registros que abrem a temporada oficial de baleias. No sábado (2) três baleias foram avistadas aqui na Praia de Itapirubá, sede do Projeto Baleia Franca. Já na terça-feira (5) e quarta-feira (6) a equipe percorreu desde o Cabo de Santa Marta (Laguna) até a Guarda do Embaú (Palhoça), onde foram registradas 12 baleias francas, sendo 10 indivíduos adultos e 1 par de mãe e filhote. Desde o dia 22 de junho os pesquisadores do Projeto Baleia Franca estão realizando treinamento com os 15 voluntários selecionados para integrar a equipe nesta temporada. “O monitoramento das praias da região iniciou durante o treinamento, mas somente no sábado (2) avistamos os primeiros indivíduos. Eram três adultos, entre eles um fêmea que se aproximou do costão de Itapirubá, realizaram diversos movimentos que permitiram a visualização da região ventral e determinação do sexo,” afirmou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch. Três delas estavam em deslocamento no sentido Norte, já as demais baleias foram registradas nas praias do Cardoso (Cabo Sta. Marta), Ferrugem e Ouvidor (Garopaba) e Guarda do Embaú (Palhoça). “As avistagens empolgaram os voluntários, que estavam na expectativa desde o início do treinamento”, explica o gerente de campo do Projeto Baleia Franca, Rodrigo De Rose. Os voluntários são estudantes e recém-formados dos cursos de Biologia e Medicina Veterinária vindos de várias partes do Brasil para aprimorar seus conhecimentos e vivenciar a experiência singular de pesquisa em campo sobre as baleias francas.

Reconhecendo uma Baleia franca

A baleia franca austral, cientificamente chamada de Eubalaena australis, é uma espécie bastante dócil, nadando geralmente muito próxima à praia, logo após a arrebentação das ondas. Além das calosidades típicas existentes na cabeça, as baleias francas caracterizam-se por possuir o corpo predominantemente preto, apresentar nadadeiras peitorais em formato trapezoidal, cauda larga e pontuda. Podem pesar mais de 70 toneladas e atingir 18 metros de comprimento. Os filhotes nascem após um ano de gestação, com cerca de 4,5 a 6 metros de comprimento, pensando 5 a 6 toneladas e permanecem com a mãe durante todo seu primeiro ano de vida. Exposição de cauda e nadadeiras peitorais, além de borrifos em forma de “V”, são comportamentos bastante comuns facilmente observados a partir da costa, e que costumam atrair turistas para a observação das francas.
No período de inverno, a maioria dos indivíduos avistados consistem de pares de fêmea e filhote, porém indivíduos adultos solitários ou em grupos sociais também têm sido observados em número crescente em Santa Catarina.


Saiba mais, inclusive sobre o Turismo de Observação, roteiros, hospedagem e muito mais, CLICANDO AQUI para acessar a página do amigo Julio César Vicente no blog Cetáceo. 



Um comentário:

chica disse...

Que lindo isso,não é?Adoro! abraços,chica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...