Amigos seguidores

domingo, julho 03, 2011

A nuvem da Glória Matutina!

No golfo de Carpentaria, ao norte da Austrália, entre os meses de setembro e novembro, produz-se um fenômeno extraordinário, de uma beleza inigualável: a nuvem de Glória Matutina.






Se a situação meteorológica está tranquila, a cada manhã, quando sai o sol, uma nuvem em forma de onda, de 1 a 2 km de altura e de 600 a 1.000 km de comprimento, ou seja, que ocupa todo o horizonte e muito mais, avança a uma velocidade de 40 km/hora.




Às vezes se produzem várias ondas que sempre se dirigem de leste para oeste. A causa é um choque de massas de ar de diferentes temperaturas.




Às primeiras horas da manhã, uma massa de ar quente e úmido, procedente do mar, desliza sobre o ar mais frio que há nas camadas mais superficiais. Ao final de 2006, cientistas de vários países se dispuseram a estudar o fenômeno, que se produz em muitos lugares do mundo. Temos observado na costa catalã, mas a diferença é que não se faz visível.




Isto quer dizer que o choque de massas de ar se produz, mas não se traduz na formação desta peculiar nuvem. Este fenômeno serve para efetuar uma espécie de esporte muito particular.





Desde 1989, a cada primavera, quando se produz o fenômeno, asas delta e parapentes surfam as ondas nebulosas como ondas gigantes num oceano. Há que ir com cuidado, já que, adiante das ondas, se produzem fortes turbulências que podem ser perigosas. Vão voando em zigue-zague e podem percorrer até 300 km.




4 comentários:

Henrique Colonese disse...

Belas fotos, lindo paredão de nuvens.

Como sempre, lindo post.

abraços
http://campechefatosefotos.blogspot.com/

Franco disse...

Realmente é,extraordinário!
Abraços.

KryS disse...

Impressionante a beleza que fica no céu!!!bjks

mari disse...

Прекрасная фотография! Впечатляющее облако!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...