Amigos seguidores

terça-feira, julho 12, 2011

Você sabia que...

Clique na foto para ampliar
... a Torre de Hércules é o único farol do Império Romano que continua a cumprir a sua função? 
A Torre de Hércules localiza-se no extremo Norte da península corunhesa, a cerca de 1600 metros do centro da cidade da Corunha, na Galiza, Espanha. Monumento nacional, é o mais antigo, ilustre e representativo da Corunha, e o elemento principal do seu escudo. É o único farol romano que existe no mundo e que continua a cumprir a sua função. Em 27 de junho de 2009 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A torre foi construída na cidade de Brigantium, no século II, durante os mandatos dos imperadores romanos Trajano e Adriano, por um arquitecto chamado Gaio Sévio Lupo, natural da cidade de Emínio (atual Coimbra) na Lusitânia, e tinha como função servir de farol de navegação. A torre possivelmente perdeu o seu uso marítimo durante a Idade Média, quando foi convertida em fortificação. Em 1682, o duque de Uceda encarregou o arquitecto Amaro Antune da restauração da estrutura. Este construiu uma escada de madeira que atravessa as abóbadas para a parte superior, onde dispôs as pequenas torres que suportam o farol. Foi no reinado de Carlos IV de Espanha que ficou completa a sua reconstrução, tendo os trabalhos sido iniciados em 1788. A obra neoclássica terminou em 1791 sob a direção de Eustaquio Giannini.
A torre era, antes da reforma, um corpo prismático com base quadrada, apresentando no exterior um muro de pedra com duas portas na parte baixa e janelas assimétricas que chegavam ao piso superior. Após as reformas, passou a constituir-se numa torre e num farol. De planta quadrada, ergue-se a uma altura de 68 metros. O conjunto é constituído por três corpos: o inferior, de base quadrada com 11,60 metros de largura e 34,60 metros de altura; um intermédio, de menores dimensões, de seção octogonal; e um terceiro, menor ainda, também de seção octogonal, que suporta a construção cilíndrica em vidro que protege a lanterna do farol. Ao subir os seus 242 degraus, pode-se apreciar a vista panorâmica da linha de costa e do oceano Atlântico.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Milton,
começou a final do Pena de Ouro, me ajudem nessa etapa...=)

Para votar em mim é só ir neste link: http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com
nos cometários e votar em "Época boa" de Paula Moraes....Obrigada pelos votos e pelo carinho, desde já agradeço a cada um...=)
A votação se encerra a meia noite do dia 15/07 - Sexta feira.

Boa semana!

Bjs no coração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...