Amigos seguidores

segunda-feira, setembro 26, 2011

Filhote de Baleia Franca albina aparece em Itapirubá


Os pesquisadores do Projeto Baleia Franca Brasil avistaram na manhã desta segunda-feira um filhote semialbino de baleia franca na praia Sul de Itapirubá, na parte territorial que pertence a Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina. De acordo com o Gerente de Campo, Rodrigo de Rose da Silva, o filhote certamente nasceu há poucas semanas em águas catarinenses pelo tamanho e coloração. Além disso, Rodrigo revela que o nascimento destes filhotes é raro pela baixa probabilidade de combinação genética.
— Esse é o primeiro filhote nascido este ano que vimos nesta temporada, mas registramos indivíduos juvenis durante o sobrevoo, o que demonstra que esses casos vem aumentando em águas brasileiras nas últimas temporadas — disse Rodrigo. 
De acordo com Rodrigo o filhote semialbino permaneceu interagindo com a sua mãe durante pelo menos três horas próximo a zona de arrebentação das ondas, encantando a todos que passavam por ali. Além do filhote acompanhado de sua mãe, em apenas poucas horas de monitoramento entre as praias de Ibiraquera e Itapirubá Sul, foi possível registrar ao menos 26 baleias francas, 12 pares de fêmeas acompanhadas de seus filhotes e outros dois animais adultos sozinhos. 

A temporada das baleias francas

Segundo a Diretora de Pesquisa , Karina Groch, no sobrevoo realizado no início de setembro foram avistados três juvenis semialbinos, nascidos em outros anos e com a coloração do corpo já acinzentada.
Isto é característico destes indivíduos ao longo do crescimento, mas são indivíduos que não ficam totalmente pretos — comenta Karina. 

Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...