Amigos seguidores

quinta-feira, setembro 29, 2011

A natureza e as Poriferas...

Porifera é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas. Estes organismos têm uma organização simples, sésseis, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. Vejam na sequência alguns outros exemplos. 


As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15 000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia. O registro fóssil data as esponjas desde a era pré-cambriana (ou Pré-Câmbrico), ou Neoproterozóico.

















Fonte: Wikipédia 

Um comentário:

Marius Barbu disse...

Sub apa se dezvolta forme stranii de viata, pline de culoare. Foarte frumoasa seria, putini dintre noi au ocazia sa faca fotografii subacvatice atat de frumoase.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...