Amigos seguidores

terça-feira, setembro 20, 2011

A ponte mais alta do mundo (20 fotos)

Localizado no sul da França, o viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo. Construída em três curtos anos, a ponte é uma maravilha arquitetônica e de engenharia. No seu ponto mais alto, sobe 343 metros (1125 pés) acima do solo, que é 19 metros (62 ft) mais alto que a Torre Eiffel! Confira as fotos incríveis na sequência, juntamente com um cronograma de marcos importantes do projeto, figuras e os registros notáveis. 






O viaduto de Millau - PRE-CONSTRUÇÃO
1987: os primeiros esboços do traçado da auto-estrada A75 para ligar o rouge Causse, ao norte, para Larzac, no sul, estão começando. Várias propostas são apresentadas para a travessia do vale do Tarn, a leste e oeste de Millau.

1994: a decisão é tomada. A ponte será construída a poucos quilômetros da cidade.

1996: na sequência de um concurso, a solução desenvolvida por Michel Virlogeux, engenheiro-chefe do Ponts et Chaussées, desenhado por Sir Norman Foster, arquiteto, foi escolhida. A construção multi-cabo vai ser vista no horizonte de Aveyron. Seu aspecto estético e integração na paisagem atraiu a departamentos governamental. Acabou ganhando preferência sobre outros quatro projetos em potencial: uma ponte de espessura constante, uma ponte espessura variável, um viaduto com estadias esticado sob o convés e uma construção com um arco único.

1998: o governo concede a concessão da construção e gestão do viaduto. Este é fixado para um período de 75 anos.

2001: em outubro, na sequência de um concurso, a aliança de concreto (cais) e aço (deck) recomendado pela Eiffage groupe recebeu a aprovação do estado. O material tem todas as qualidades de resistência necessária. De aço permite a construção de um deck, fino e leve. Em 14 de Dezembro, a aventura começa com a colocação da primeira pedra.






A ponte mais alta NO MUNDO - 3 ANOS PARA O TÉRMINO

Concretos ...
Na primavera de 2002, o primeiro dos pilares do viaduto Millau estava subindo para o céu. Ao mesmo tempo, os pontos de ancoragem da plataforma (os pilares) foram aparecendo no Causses. Algumas semanas foram tudo o que tinha para realizar a terraplanagem. Doze meses após o trabalho começou, o cais "P2" foi acima de 100 m. Um ano depois, em 9 de Dezembro de 2003, o trabalho concreto foi concluída a tempo! E além do mais, o recorde de mais alta cais do mundo foi fixado em 245 m.

... De aço
Montagem da plataforma de aço começou no verão de 2002. Em 25 de março de 2003, uma primeira seção de convés (171 m) foi expulso em espaço aberto: esta operação foi um sucesso. Outros 17 seguiram o exemplo, a uma taxa média implantar-se a cada quatro semanas. Em 28 de Maio de 2004, às 14:12 exatamente, a junção - ou "clavage" - das seções norte e sul da plataforma se juntaram a 270 m acima do Vale do Tarn. Missão cumprida!

E depois o resto ...
Em 29 de Maio de 2004, 24 horas após a junção, a instalação das torres começou, seguido pela colocação para apoiar o deck. Em três meses, foi tudo concluído. No final de Setembro de 2004, o revestimento foi colocado no convés. A superfície da estrada (dispositivos de pintura, segurança, etc), instalação dos sistemas de segurança, iluminação, retoques finais para o pedágio: tudo estava pronto em 16 de Dezembro de 2004 para o funcionamento comercial do viaduto. 



O viaduto de Millau - números recordes

Comprimento: 2.460 m (8.071 pés) 
Largura: 32 m (105 ft) 
Altura máxima: 343 m (1.125 pés), ou 19 m mais alto que a Torre Eiffel 
Slope: 3,025%, subindo de norte a sul em direcção Clermont- Ferrand - Béziers 
Curve: 20 km (12,4 milhas) 
Altura do mais alto pier (P2): 245 m (804 pés) 
Altura das torres: 87 m (285 pés) 
Número de pilares: 7 
Comprimento dos vãos: Dois vãos final de 204 m (669 pés) cada e seis vãos centrais de 342 m (1.122 pés) cada. 
Número de estadias: 154 (11 pares por pylon dispostas em uma camada mono-axial) 
Tensão das estadas: de 900 t para 1.200 t para o maior 
peso do deck de aço: 36 mil t, ou 5 vezes maior do que a Torre Eiffel 
Volume de concreto: 85.000 m3, ou 206 mil t 
Custo da construção: 400 Milhões de Euros (585 m USD) 
Duração do contrato: 78 anos - 3 anos para construção e 75 anos de operações. 
Tempo de garantia estrutural: 120 anos




ARQUITETURA E ENGENHARIA 

Pontes são muitas vezes consideradas como pertencentes ao reino da engenharia em vez da arquitetura. Mas a arquitetura da infra-estrutura tem um forte impacto sobre o meio ambiente e o Viaduto de Millau foi concebido em estreita colaboração com os engenheiros estruturais. Isso ilustra como o arquiteto pode desempenhar um papel integral no projeto de pontes. Como exemplo a Ponte do Milênio sobre o Rio Tamisa, em expressar uma fascinação com as relações entre tecnologia, função e estética de uma forma graciosa estruturais.

Localizado no sul da França, ele se conecta a redes de auto-estradas da França e Espanha, abrindo uma rota direta entre Paris e Barcelona. A ponte atravessa o rio Tarn, que funciona através de um desfiladeiro espetacular entre dois planaltos. Curiosamente, leituras alternativas da topografia sugeriu duas possíveis abordagens estruturais: para celebrar o ato de cruzar o rio ou para o desafio de articular abrangendo a 2,46 km a partir de um patamar para o outro da maneira mais econômica. Embora historicamente o rio era o gerador geológico da paisagem, é muito estreito neste ponto, e assim foi a segunda leitura, que sugeriu a solução mais adequada das estruturas.

A estrutura estaiada, mastros, a ponte é delicado, transparente, tem a duração ideal entre as colunas. Cada uma de suas seções abrange 342 metros e sua gama de colunas em altura de 75 metros para 245 metros (equivalente à altura da Torre Eiffel), com os mastros subindo mais 90 metros acima do convés da estrada. Para acomodar a expansão e contração do deck de concreto, cada coluna se divide em duas. A forma cônica das colunas expressa as suas cargas estruturais e minimiza seu perfil em elevação. A ponte não só tem uma silhueta dramática, mas fundamentalmente, ele também faz a mínima intervenção na paisagem. Iluminadas à noite, ele traça uma fita delgada de luz em todo o vale.

Cliente: Ministério francês do Equipamento, Transportes, Turismo, Habitação e Mar 
Consultores: EEG (Europa Etudes Gecti), Sogelerg, SERF, Agence TER, Michel Virlogeux





Um comentário:

Marius Barbu disse...

O realizare inginereasca de exceptie si o serie de imagini exceptionala! Multumim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...