Amigos seguidores

quarta-feira, setembro 14, 2011

Você sabia que...

... a norte americana Marilyn vos Savant, em sua coluna Pergunte a Marilyn, respondeu corretamente o Problema de Monty Hall (imagem)? E que no entanto ela recebeu milhares de cartas, a grande maioria contendo críticas não apenas à sua resposta como também à sua pessoa, e que as críticas mais veementes vieram de acadêmicos - que lamentavam o "analfabetismo matemático" da nação?
Marilyn vos Savant (St. Louis (Missouri), 11 de agosto de 1946) é uma escritora e colunista da revista Parade, onde responde a perguntas de seus leitores sobre matemática e ciência avançada. Por apresentar um alto quociente de inteligência de 228 já foi citada no Livro Guinness dos Recordes.
O Problema de Monty Hall
(primeiro CLIQUE AQUI para saber o que é isso) 
Esta questão, chamada de "O Problema de Monty Hall" por causa de sua semelhança com cenários do game show Let's Make a Deal, já existia muito antes de ser colocada para vos Savant, mas foi trazida à atenção nacional dos Estados Unidos pela sua coluna. Vos Savant respondeu argumentando que a seleção deve ser trocar para a porta #2 porque ela tem 2/3 de chance de sucesso, enquanto a porta #1 tem apenas 1/3. Ou para sumarizar, 2/3 das vezes a porta aberta #3 indicará o local da porta com o carro (a porta que você não tinha escolhido e não foi aberta pelo apresentador). Apenas 1/3 das vezes a porta aberta #3 levá-o a mudar da porta vencedora para uma porta perdedora. Estas probabilidades supoem que você altera a sua escolha de porta quando a #3 é aberta, e que o anfitrião sempre abre uma porta com uma cabra. Esta resposta provocou cartas de milhares de leitores, quase todas argumentando que as portas #1 e #2 cada um tem uma chance igual de sucesso. Uma coluna de sequência reafirmando sua posição serviu apenas para intensificar o debate e logo se tornou um artigo na primeira página do The New York Times. Entre as fileiras dos argumentos contrários estavam centenas de acadêmicos e matemáticos. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...