Amigos seguidores

quarta-feira, maio 23, 2012

30 milhões de chineses vivem em casas/cavernas

Este título pode parecer um pouco chocante, mas considerando a população total da China, que segundo dados dos Banco Mundial passa de 1 bilhão e 300 milhões, 30 milhões não é realmente muito. Ainda assim, saber que milhões de pessoas vivem em "cavernas" na era moderna é meio estranho, você não diria? Pois de acordo com um relatório da ONU milhões de chineses constroem no subsolo as suas casas, e vivem em verdadeiras cavernas. Sendo assim chamar alguns chineses de "homem das cavernas" não deve ser tomado como insulto, especialmente se considerarmos que muitas dessas habitações escavadas no subsolo têm todas as comodidades de casas modernas. Não obstante eles se aproveitam da paisagem existente, não gastam quase nada com materiais de construção, e tanto as colinas e montanhas escavadas acabam agindo como isolante natural durante todo o ano. Num país que vive sob uma diversificada anomalia climática, com invernos rigorosos e verões escaldantes, as "cavernas" são mais eficientes do que casas convencionais.


E tem um detalhe importante: não pense que você pode ver este tipo de habitação ao redor de toda a China. A maioria delas são encontrados na província de Shanxi, onde o solo poroso amarelo é relativamente fácil de ser cavado. Chamadas de "yaodong" essas cavernas habitadas têm entradas semicirculares cobertas com papel de arroz ou tapetes pendurados, que funcionam como portas improvisadas.


Um relatório recente mostrou que a maioria das casas/cavernas da China são habitadas por idosos, com a população jovem migrando para a cidade grande e suas casas de concreto, mas há alguns jovens que sonham em voltar para as cavernas de sua infância em algum momento. "Quando eu ficar velho, eu gostaria de voltar às minhas raízes", diz Ren Shouhua, que cresceu em uma caverna, mas se mudou para a cidade ao completar 20 anos. Quanto aos moradores mais antigos da caverna, eles nem sonham em abandonar seus lares ancestrais para o conforto das residências modernas. "A vida é fácil e confortável aqui. Eu vivi toda a minha vida em cavernas, e eu não posso imaginar nada diferente ", diz Ma Liangshui, 76 anos, que vive em uma caverna de um quarto com uma cama, um fogão a lenha para cozinhar, e de uma rede simples de eletricidade para poder acender uma única lâmpada existente no cômodo. 


E agora o mais interessante! Acredite ou não, mas essas casas rupestres estão realmente em alta demanda na China. "Muitas pessoas vem a província procurando para alugar ou comprar as casas/cavernas, mas poucos querem sair", diz um proprietário. Quando vendidas algumas casas chegam a custar cerca de US $ 40.000, e para pessoas que querem apenas experimentar a vida como um homem das cavernas moderno, as habitações escavadas são alugadas por cerca de US $ 300 por mês. Não é nenhum Ritz-Carlton, mas você definitivamente "não vai esquecer a experiência".



A maioria delas não são muito sofisticadas, mas amenidades modernas, como: serviço de canalização, eletricidade e telefone, podem ser configuradas se os moradores em questão tiverem dinheiro suficiente para gastar. A bem da verdade a maioria dos habitantes das casas/cavernas chinesas vivem sem todos esses recursos caros, porém, alguns deles desfrutam do bônus das suas habitações naturais: tetos altos e um monte de espaço para um belo jardim na frente, onde podem sentar-se ao sol.

VEJAM MAIS ALGUNS EXEMPLOS DAS CASAS/CAVERNAS CHINESAS
























8 comentários:

Paulo Francisco disse...

Muito bom este post.Muito bom mesmo. adorei. Aprendi mais um pouquinho.
Um abraço

Milton Alves disse...

É isso mesmo Paulo. Vivendo e aprendendo nesta WEB. Volte sempre!

Marina Linhares disse...

Excelente assunto postado.
Incrível a imagem! Tudo perfeito.
Título vs imagem vs texto. Show!
Bons Dias!!!

Carolina disse...

Surpreendente e muito interessante, Milton, seu blog todo é.
Um abraço.

Milton Alves disse...

Marina e Carolina, obrigado pelos elogios.
Voltem sempre.
Beijos carinhosos!

Armando Manrique Cerrato disse...

Pues tienen muy buena pinta estas casas cueva.
Curioso e interesante artículo, como todos los tuyos, la estatua de la libertad con latas, el sol sueco... Siempre es grato dar una vuelta por tu blog.
Un saludo

alp disse...

Preciosa imagen. Un abarzo desde Murcia..seguimos...

✿France✿ disse...

Une très belle photo merci

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...