Amigos seguidores

terça-feira, maio 15, 2012

A criatividade da jovem chinesa "Red" Hong Yi

Linda, inteligente e criativa. É assim que pode se definir a artista chinesa Hong Yi, mais conhecida por "Red", que mora em Xangai e se especializou em criar imagens a partir de matéria prima inusitada, como panos, papeis, sementes, bambus, alfinetes, etc. "Red" é uma mistura de designer, arquiteta, fotógrafa, escultora e artesã. Uma verdadeira artista do cotidiano. Uma pintora que não usa tintas. Nesse trabalho recente ela criou e expôs num beco de Xangai a imagem do famoso diretor de cinema Zhang Yimou utilizando 750 pares de meia. Veja as fotos. 




A própria Hong Yi explica seu trabalho: 
"Quando me mudei para Xangai, me deparei com um beco velho residencial e vi varas de bambu que saíam das janelas com roupas penduradas sobre elas, balançando no ar. Eu pensei que era uma visão incrivelmente bela. E o mais incrível é ver algo tão tradicional em uma cidade moderna e vibrante como Xangai." 




Então ... por que um retrato de Zhang Yimou? 
"Zhang Yimou é um diretor de cinema chinês famoso, que dirigiu belos filmes como O Clã das Adagas Voadoras, A Maldição da Flor Dourada, e também foi o diretor de arte para as Olimpíadas de Pequim." 


"Muitos de seus filmes refletem a beleza da cultura chinesa, através do uso de bambus e trajes tradicionais. Pensei: um retrato de Zhang Yimou feito em uma viela de Xangai, com bambus e roupas seria perfeito para este projeto." 
 

"Acabei usando 750 pares de meias porque camisas eram muito grandes e caras e achei uma forma interessante de fixar as meias juntas, criando uma peça em forma de pele. Foi interessante ver os diferentes ângulos de sombras fundidas sobre a imagem durante todo o dia. Além disso, observei as peculiaridades da vida chinesa com os moradores da área! Muitos deles foram realmente curiosos e vieram para ajudar. A vida é super interessante nestes becos de Xangai!" 











Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...