Amigos seguidores

quinta-feira, junho 28, 2012

A estação "fantasma" do Metrô de Nova York

Ela foi construída para ser a estação que atenderia a prefeitura no novo sistema do Metrô de Nova York, que estava sendo implantando no final do século 19 e início do século 20. Com seus vitrais, claraboias e lustres de bronze adornando suas paredes curvas e tetos arqueados, era o que existia de mais luxuoso e moderno na época. Mas a Estação City Hall foi inesperadamente fechada ao público, 41 anos depois de abrir suas portas em 1904. Nos tempos atuais ela é mantida em conservação e a linha férrea que passa por ela serve a um pequeno comboio de ligação entre outras duas estações, o chamado trem 6. Os passageiros, todavia, não estão autorizados a sair do comboio, mas são capazes de testemunhar o esplendor da estação e semelhança com a famosa Estação Grand Central de Nova YorkConheça mais desta história seguindo o post. 



A City Hall era o término da linha Interborough Sul (IRT), que corria a partir da Câmara Municipal até o norte ao longo da rua Broadway, fazendo a ligação com o paço municipal. Como nas primeiras décadas do século 20 vagões mais longos foram criados para atender as demandas do crescente número de passageiros, a estação acabou fechada. Suas faixas curvas foram consideradas inseguras para os novos trens mais longos, e, como era menos movimentada do que a Estação da Ponte de Brooklyn, que ficava nas proximidades, as autoridades decidiram por desativá-la. Em 1995, a cidade prometeu restaurar o local e transformá-lo em parte do museu de trânsito, mas esse plano nunca se materializou. A sua manutenção, porém, é feita regularmente.


Impressionante: A estação dispõe de vitrais, claraboias e lustres de bronze, que adornam suas paredes curvas e tetos arqueados.








Abaixo duas fotos históricas. 
Na primeira os pilotos oficiais do primeiro metrô de Nova York recebem e alojam nos vagões de passageiros um grupo de financistas e autoridades municipais, enquanto os policiais observam tudo sobre a plataforma da City Hall no dia da sua inauguração, 27 de outubro de 1904. Na segunda um diagrama mostrando a forma de laço que o trem fazia para adentrar a famosa estação da prefeitura de Nova York. 




Fonte: Dailymail

2 comentários:

Franco disse...

A foto é linda,a estação é linda!
Parabéns pelo Post.
Abraços.

Marina Linhares disse...

Deslumbrante!
Quem pode pode, né não?
Também vou sugerir aos nossos governantes... aliás, vou sugerir várias coisas aqui do seu post... :)

Compartilhe:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Recentes