Amigos seguidores

domingo, junho 24, 2012

Fortes...ferozes...temidos, mas lindos!

Os grandes felinos, os grandes gatos. São eles o leão, o tigre, as onças (jaguar) e os leopardos, todos membros da subfamília das panteras. Estranhamente não entram nesta subfamília, felinos conhecidos como os pumas e o guepardo. Nós, todavia, fomos pesquisa-los para fazer o artigo. Como também os linces, os gatos do mato, o cerval, o caracal, a jaguatirica e outros. Este não deve ser o melhor post sobre felinos da Web, mas é sem dúvida um dos mais completos em termos de fotografia desses animais incríveis que, apesar da caça e discriminação, sobrevivem à ação dos homens. Com a ajuda da revista Azaratov, publicada no Livejournal.com, e com intensas pesquisas no Google e Wikipédia, fomos buscar um pouco desta espécie animal para vocês. Tomara que gostem. 


Leão
Leão, o rei dos animais. Ele é um dos quatro membros do gênero pantera relacionados com a subfamília dos gatos grandes. É também o segundo maior gato, após o tigre - machos podem atingir um peso de 250 kg. Todavia, contando com a a altura nos ombros, o leão é o campeão de todos os gatos.


Esta espécie evoluiu na África cerca de 1 milhão de anos atrás. O leão do sexo masculino é significativamente maior que as fêmeas e têm uma juba de luxo de até 40 cm, por isso nenhum dos "grandes gatos" é como ele. A juba do leão, além do alargamento de tamanho, também ajuda a intimidar outros machos e atrair as fêmeas, que preferem os machos com uma cabeça mais luxuosa.


Tanto um leão como uma leoa tem no final da cauda uma espessa pelagem em forma de "escova" que alcançam até 5cm de comprimento. Ela começa a aparecer com cerca de 5 meses de idade e os biólogos consideram que elas servem para que os leões espantem as moscas quando essas se aproximam das carcaças abatidas. 


A cor tradicional de um leão é geralmente amarelo e várias tonalidades de cinza. A juba dos machos tende a ser da mesma cor da pelagem, mas em alguns ela é escura, e em certos espécimes chega a tonalidade preta mesmo.


Só no final do século 20 é que conseguiu-se as provas da existência de leões brancos. Antes disso, há centenas de anos, eles foram considerados criaturas lendárias, viajando pelas estepes da África do Sul. 


Essas três imagens mostram esses grandes gatos muito raros, os leões brancos da África. 


Pode-se dizer que em relação aos outros animais os leões ocupam a posição superior na cadeia alimentar. No entanto, além do homem, há um outro animal que pode representar uma ameaça - o crocodilo. A colisão destas duas espécies pode causar lesões graves em ambas as partes, dependendo de qual ambiente acontece o ataque. Os leões são capazes de atacar e matar o crocodilo quando este rasteja sobre a terra, enquanto o mais antigo réptil ataca e mata leões quando estes entram na água.


Na natureza a sobrevivência dos leões fica em média entre 10 e 15 anos. Em cativeiro eles podem viver mais de 20 anos. No entanto, os machos raramente vivem mais de 10 anos, uma vez que as constantes lutas com outros leões reduzem significativamente a duração de suas vidas.




Jaguar (Onça Pintada ou Onça Preta) 
Este predador é o terceiro maior do planeta e o maior "grande gato" do Novo Mundo (Américas). Um dos quatro membros do gênero das panteras. Tem um bom comprimento de corpo e pesa, em alguns casos, até 120 kg. Na linguagem do Guarani (Yaguara) significava "uma besta que mata com um salto".


O surgimento deste felino data a partir do final do Plioceno (cerca de 2 milhões de anos). As características morfológicas dão conta de que a onça pintada está associada com o leopardo, muito semelhante, mas maior e mais pesado.


A cor tradicional do corpo da onça é areia, com manchas escuras dispersas na pelagem em forma de anéis. Há também onças totalmente pretas, que são denominadas de panteras.


Ao contrário do leão, a onça é um predador solitário. Como todos os gatos, as onças são predadores territoriais. Uma área de caça de uma onça, pintada ou preta, é de 25 a 100 quilômetros quadrados, dependendo do terreno e da quantidade de produção.


A onça pintada também é um predador crepuscular. Ela caça depois do sol e antes do amanhecer. A principal presa da onça são capivaras, cervos e queixadas, embora ela consegue caçar tartarugas, pois suas poderosas mandíbulas podem morder através do casco das mesmas.


O principal método de caça da onça-pintada é emboscada em uma árvore ou na grama alta. Além disso, as vítimas dificilmente sobrevivem na água, pois as onças são perfeitas nadadoras. 


O lamentável é que grande parte do habitat natural desta espécie está quase ou totalmente destruído. Por isso as várias espécies de jaguares foram introduzidas no Livro Vermelho Internacional dos animais ameaçados.




Leopardo da Neve
Os leopardos da neve são nativos do maciço montanhoso da Ásia Central. Se constituem em um felino grande, mas menor do que um leopardo comum, com um corpo longo e flexível, pernas relativamente curtas e cauda muito longa. Estudos recentes dão conta de que os leopardos de neve existem há mais de 1 milhão de anos atrás.


O leopardo da neve tem uma cor cinza-esfumaçado com anéis sólidos e manchas escuras da pele. Como habitam as altas montanhas rochosas da Ásia Média e Central, o pelo é bastante espesso, servindo de proteção contra o frio. No Himalaia o leopardo da neve se encontrara em uma altitude de 5400-6000 metros acima do nível do mar.


Leopardos da neve também levam uma vida solitária. Em áreas com baixas quantidades de produção só podem viver até cinco animais. Nas épocas do ano em que a neve diminui, os leopardos vivem em cavernas e fendas da rocha.


Os leopardos da neve são capazes de lidar com presas até três vezes maiores do que seu peso. Ele caça na maioria dos casos antes do anoitecer e ao amanhecer.


É outro "gato grande" da subfamília das panteras que já se encontra nos livros vermelhos de espécies ameaçadas de extinção.  




Leopardo Comum
O leopardo comum é outro representante dos grandes felinos. É muito inferior em tamanho ao leão e ao tigre, mas é um dos quatro membros da subfamília das panteras. Externamente parece um jaguar de tamanho reduzido. De acordo com o registro fóssil, o primeiro ancestral do leopardo apareceu na Ásia 3,8 milhões de anos atrás.


A pele do leopardo tem um fundo dourado, com anéis de manchas pretas. Geralmente a cor de pele fica mais pálida no inverno e mais maçante no verão. Como no caso da onça-pintada (Jaguar) geralmente na região da Ásia existem leopardos pretos, conhecidos como panteras negras. O leopardo  talvez seja um dos "gatos grandes" mais graciosos e bonitos.


Os leopardos comuns também são animais solitários e noturnos. Ele é tão hábil em subir nas arvores que às vezes pega até macacos. No entanto, o leopardo caça principalmente no chão, usando o método da emboscada.


A área de caça do leopardo é de até 400 quilômetros quadrados, dependendo da região, topografia e abundância de presas.


Infelizmente o leopardo comum também está na Lista Vermelha dos animais ameaçados.




Leopardo Nebuloso
O leopardo nebuloso é o menor dos "grandes gatos" e vive no sudeste da Ásia. O seu tamanho corresponde aproximadamente ao tamanho de uma ovelha. Uma característica desse gato é sua longa cauda.


O leopardo nebuloso também vive de forma solitária e caça no solo, mas tem a característica de subir em árvores, o que faz com que macacos e aves também estejam entre suas presas preferidas. Seu padrão de cor é incomum em virtude das manchas negras sobre a pele cinza amarelada.




Tigre
O tigre é o maior e mais feroz de todos os "grandes gatos". Não à toa é considerado um dos maiores predadores terrestres. Se constitui numa massa de força que chega a enfrentar os temíveis ursos pardos.  É o maior dos quatro membros do gênero das panteras. A cerca de dois milhões de anos atrás os tigres se generalizaram no leste da Ásia.


As diversas subespécies de tigres variam muito em tamanho e peso, mas as maiores são as de Amur e de Bengala. Os machos podem atingir 2,8 metros de comprimento sem a cauda e pesar até 275 kg, e, em alguns casos até 300-320 kg. Para comparação, o peso dos leões normalmente não excedem a 250 kg e ambos tem o mesmo comprimento.


O tigre se caracteriza pelo corpo inteiro coberto com listras negras. A cor é uma variação de marrom e a cauda sempre termina numa ponta preta.


Como mutação da natureza surgiram os raros os tigres brancos. A freqüência de sua ocorrência é de um tigre por 10 000 com a cor normal. Estes nas fotos abaixo são tigres de Bengala com listras pretas e pardas em uma pele branca e olhos azuis. Nos zoológicos do mundo temos nos dias de hoje apenas 130 tigres brancos.


Este é ainda mais raro, o tigre de ouro. Nos jardins zoológicos do mundo existem catalogados apenas 30 tigres de ouro. 


Tigres são predadores solitários e territoriais. O território de um macho é geralmente de 60 a 100 quilômetros quadrados Durante as caçadas os tigres usam dois métodos: perseguir a presa, movendo-se com pequenos passos cuidadosos, muitas vezes se arrastando no chão, ou esperando em emboscada. Lamentavelmente esses gatos majestosos também estão ameaçados de extinção.




Os excluídos
Pumas e Guepardos
Apesar dos seus tamanhos e serem grandes caçadores os Pumas (suçuarana, puma, onça-parda, onça-vermelha, jaguaruna, leão-baio e leão-da-montanha) e o Guepardo, não entram na lista dos "grandes gatos" porque não fazem parte da subfamília das panteras. Mas são animais lindos, como se pode ver nas fotos.

Pumas





Guepardo




A FAMÍLIA DOS LINCES

Lince Euroasiático 

Lince Ibérico


Lince Canadense


Caracal - O Lince do Deserto

OUTROS FELINOS MENORES

Gato Bravo Dourado da Asia

Gato Maracajá

Gato vermelho de Bornéu

Jaguatirica

Serval da Tanzânia

5 comentários:

Marina Linhares disse...

Realmente são absurdamente lindos... principalmente, beeeemmm longe de mim... :)))

Milton Alves disse...

Marina, Marina.... fui obrigado a dar umas boas gargalhadas....!

Unknown disse...

Como você mesmo disse. São feras, mas são lindos. Bonitas fotos!

Anônimo disse...

DEVEMOS INTRODUZIR NOS SEUS HABTATS GALINHAS DE ANGOLA (elas se reproduzem rapidamente) poderm ser uma fonte de alimento.

Unknown disse...

Muito lindos! adoro felinos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...