Amigos seguidores

sexta-feira, junho 29, 2012

O Resplandecer dos Céus


No anoitecer de anteontem o fotógrafo Adrian Maricic teve um vislumbre das nuvens mais distantes na atmosfera, brilhando num azul elétrico a 50 mil metros de altitude, criando um espetáculo de cores nos céus limpos de Edimburgo, capital da Escócia. Em noites limpas nuvens são normalmente invisíveis, mas brilham no crepúsculo, quando os cristais de gelo das nuvens de alta altitude são iluminados pelo sol. As nuvens são especialmente brilhantes no auge do verão de Edimburgo. Saiba mais e veja outras fotos na sequencia do post.


Essa fotos foram capturadas por Adrian na estrada adiante das pontes rodoviária e ferroviária que dão acesso a Edimburgo. As nuvens chamadas de "polares mesosféricas" são visíveis tanto no Hemisfério Norte como no Sul, quase sempre no início das estações de verão. Nuvens polares mesosféricas se formam entre 47 a 53 quilômetros acima da superfície da Terra, quando há suficiente vapor de água em grandes altitudes para congelar e se transformar em cristais de gelo. As nuvens são iluminadas pelo Sol quando ele está logo abaixo do horizonte, permitindo então que o seu brilho seja visível a todos nós.



Noite brilhante com nuvens vistas de County Kerry, Irlanda. Durante o início do verão, nuvens polares mesosféricas estão no auge de sua visibilidade. 


Embora a causa exata para a formação de nuvens polares mesosféricas ainda está em discussão - a poeira dos meteoros, aquecimento global, e o escape de foguetes têm sido sugeridos como contribuintes para o fenômeno. Pesquisas recentes sugerem que mudanças na composição do gás atmosférico  está contribuindo para tornar as nuvens mais brilhante ao longo do tempo.


Astronautas da Estação Espacial capturaram imagens das nuvens no início deste mês quando a nave passou sobre o planalto tibetano.

Fonte: dailymail

3 comentários:

Loreta disse...

Ei..
gostei do identificador na entrada. Vasculhando nossas vidas, então! Ehhhhhh.....brincadeirinha. Adorei a idéia.
E este post heim. Que coisa mais lindaaaaaaaaaaa.... amei.
Bjos

Stefano Davanzo disse...

beautiful post!

Ciao
Stefano

Marina Linhares disse...

Realmente, bela foto. Show de noturna.

Quanto ao visualizador, não bateu com o que estou usando. Burrinho ele!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...