Amigos seguidores

domingo, julho 01, 2012

50 fatos realmente estranhos sobre seu corpo

O corpo humano é um tesouro de mistérios, que ainda confunde médicos e cientistas sobre os detalhes do seu trabalho. Não é exagero dizer que cada parte do seu corpo é um milagre. Aqui estão cinquenta fatos sobre o seu corpo que, se você ainda não os conhece, vão lhe surpreender.

1. É possível o seu corpo sobreviver sem uma fração surpreendentemente grande de órgãos internos. Mesmo se você perder o seu estômago, o baço, 75% do seu fígado, 80% de seus intestinos, um rim, um pulmão, e praticamente todos os órgãos da região pélvica e virilha, você não seria muito saudável, mas vai conseguir sobreviver.

2. Durante a sua vida, você vai produzir saliva suficiente para encher duas piscinas. Na verdade, saliva é mais importante do que você imagina. Se a sua saliva não conseguir dissolver algo, você não pode provar o sabor. 

3. A maior célula no corpo humano é o óvulo do sexo feminino e a menor é o esperma masculino. O óvulo é, na verdade, a única célula do corpo que é visível pelos olhos, sem a necessidade do microscópio. 

4. O músculo mais forte no corpo humano é a língua e o osso mais duro é o osso maxilar.



5. Os pés humanos têm 52 ossos, sendo responsável por um quarto de todos os ossos que existem no corpo de uma pessoa. 

6. Cada um dos pés tem 500.000 glândulas sudoríparas que podem produzir mais de um litro de suor por dia.

7. O ácido em seu estômago é forte o suficiente para dissolver lâminas de barbear. A razão deste ácido não "devorar" o próprio órgão é que as células de sua parede do estômago se renovam com tanta frequência que você começa um novo revestimento estomacal a cada três ou quatro dias.

8. Os pulmões humanos contêm cerca de 2.400 km de vias aéreas, e de 300 a 500 milhões de cavidades ocas, com uma superfície total de cerca de 70 metros quadrados, aproximadamente a mesma área que um lado de uma quadra de tênis. Não bastasse isso, se todos os capilares que cercam as cavidades pulmonares fossem desenrolados e colocados lado a lado, eles se estenderiam por cerca de 992 km. Além disso, seu pulmão esquerdo é menor que o seu pulmão direito para fazer o quarto para o seu coração.

9. O espirro regular emite secreções superiores a 100 mph(Milha por hora - unidade de medida da velocidade) enquanto tosses emitem essas secreções em cerca de 60 mph.

10. Seu corpo libera calor suficiente para, em 30 minutos, levar metade de um galão de água a ferver.

11. Seu corpo tem ferro suficiente nele para fazer um prego de 3 centímetros de comprimento.

12. A produção de cera é necessária para a boa saúde do ouvido. Ela protege o delicado ouvido interior das bactérias, fungos, poeira e até mesmo insetos. Ele também limpa e lubrifica o canal do ouvido.

13. Todo mundo tem um cheiro único, com exceção de gêmeos idênticos, que tem o mesmo cheiro.

14. Seus dentes começam a crescer 6 meses antes de você nascer. É por isso que um em cada 2.000 recém-nascidos tem um dente quando nascem.

15. A cabeça de um bebê é um quarto do seu comprimento total, mas pela idade de 25 anos será apenas de um oitavo do seu comprimento total. Isto é porque a cabeça das pessoas cresce a um ritmo muito mais lento do que o resto do seu corpo. 

16. Os bebês nascem com 300 ossos, mas na idade adulta, o número é reduzido para 206. Alguns dos ossos, como os ossos do crânio, se fundem uns nos outros, trazendo para baixo o número total.

17. Não é possível fazer cócegas em si mesmo. Isto porque, quando você tenta fazer cócegas em si mesmo, está totalmente ciente do tempo exato e a forma em que as cócegas ocorrerá, ao contrário de quando alguém faz cócegas em você.

18. Menos de um terço da raça humana tem visão 20-20. Isto significa que dois em cada três pessoas não conseguem ver perfeitamente.

19. Seu nariz pode lembrar 50.000 odores diferentes. Mas se você é uma mulher, você é um farejador melhor do que os homens, e continuará a ser um melhor farejador em toda a sua vida.

20. No corpo humano é estimado que existam 60.000 quilômetros de vasos sanguíneos.

21. As três coisas com as quais as mulheres grávidas mais sonham durante o primeiro trimestre da gestação são rãs, vermes e vasos de plantas. Os cientistas não têm ideia exata dê o porque isto é assim, mas atribuem ao crescente desequilíbrio de hormônios no corpo durante a gravidez.

22. A vida útil de um cabelo humano é de 3 a 7 anos em média. Todos os dias a pessoa média perde de 60 a 100 fios de cabelo. Mas não se preocupe, você tem que perder mais de 50% dos cabelos antes de começar a aparecer o seu couro cabeludo, formando a famosa "carequinha". 

23. A célula do cérebro humano pode conter 5 vezes mais informação do que uma enciclopédia. O cérebro usa 20% do oxigênio que entra na corrente sanguínea, sendo ele próprio formado por 80% de água. Embora interprete os sinais de dor do resto do corpo, o cérebro em si não pode sentir a dor.

24. O dente é a única parte do corpo humano que não tem a possibilidade de reparar-se ou regenerar-se. 

25. Seus olhos estão sempre do mesmo tamanho desde o nascimento, mas seu nariz e as orelhas nunca param de crescer.

26. Quando chegam aos 60 anos de idade, 60% dos homens e 40% das mulheres roncam.

27. Ao acordarmos pela manhã estamos cerca de 1 cm mais alto do que quando vamos dormir a noite. Isso porque durante as atividades normais do dia-a-dia, a cartilagem em nossos joelhos e outras áreas lentamente se comprimem.

28. O cérebro opera na mesma quantidade de energia de uma lâmpada de 10 watts, mesmo enquanto você está dormindo. Na verdade, o cérebro é muito mais ativo durante a noite do que durante o dia.

29. Os impulsos nervosos comandados pelo cérebro viajam a uma velocidade de 170 milhas por hora. Os neurônios continuam a crescer ao longo da vida humana. A informação viaja a velocidades diferentes, dentro de diferentes tipos de neurônios.

30. É um fato que as pessoas que sonham com mais frequência e mais vividamente, em média, têm um quociente de inteligência superior.

31. O processo de crescimento mais rápido é no dedo médio.

32. O pelo facial cresce mais rápido do que qualquer outro cabelo no corpo. Isto tanto é verdade para os homens assim como para as mulheres.

33. Há tantos cabelos por centímetro quadrado no seu corpo, assim como num chimpanzé.

34. Um feto humano adquire impressões digitais com a idade de três meses.

35. Com a idade de 60, a maioria das pessoas terá perdido cerca de metade as papilas gustativas.

36. Cerca de 32 milhões de bactérias transformam em casa e ocupam cada centímetro de sua pele. Mas não se preocupe, a maioria delas são bactérias inofensivas ou mesmo úteis.

37. Quanto mais frio for o quarto que você dormir, maiores as chances são que você vai ter um sonho ruim.

38. Lábios humanos têm uma cor avermelhada, devido à grande concentração de pequenos capilares logo abaixo da pele.

39. Trezentos milhões de células morrem no corpo humano a cada minuto.

40. Como impressões digitais, cada indivíduo tem uma língua de impressão única que pode ser usada para a identificação.

41. Uma cabeça humana permanece consciente durante cerca de 15 a 20 segundos depois de ser sido decapitada.

42. É preciso 17 músculos para sorrir e 43 para franzir a testa.

43. Os seres humanos podem ficar mais tempo sem o alimento do que do sono. Desde que haja água, o ser humano médio pode sobreviver de um a dois meses sem alimento, dependendo de fatores de seu corpo, como gordura e outros. Pessoas privadas do sono, no entanto, começam a experimentar mudanças psicológicas radicais e de personalidade depois de apenas alguns dias sem dormir. O maior tempo de pesquisa que alguém já passou sem dormir foi de 11 dias. No final do período o pesquisado estava acordado, mas tropeçou em palavras, estava visivelmente alucinado e frequentemente esquecia o que estava fazendo.

44. O tipo de sangue mais raro no mundo é o Fenótipo Bombaim (hh) que não expressam o antígeno H nas células vermelhas do sangue. Esse antígeno foi encontrado em apenas uma enfermeira na antiga Checoslováquia, em 1961, e  em seguida em um casal de irmãos de Massachusetts, em 1968. Foi descoberto pela primeira vez em Bombaim (agora Mumbai), na Índia, em 1950. Assim, o nome do tipo de sangue Bombaim. Este é um dos tipos de sangue mais raro no mundo. Estimasse que pouco mais de 100 pessoa em todo o planeta tem este tipo de sangue. 

45. Cada humano passou cerca de meia hora, após a ser concebido, como uma única célula. Pouco tempo depois, as células começam a divisão rápida e formam os componentes de um pequeno embrião.

46. Pessoas destras vivem em média nove anos mais que os canhotos. Isto se dá principalmente devido ao fato de que a maioria das máquinas e ferramentas que usamos diariamente, são projetadas para aqueles que usam a mão direita. Desta feita se tornam mais perigosas para os canhotos, resultando em milhares de acidentes e mortes a cada ano.

47. Seus ouvidos secretam mais cera quando você está com medo do que quando está tranquilo. 

48. Coalas e primatas são os únicos animais com impressões digitais únicas, diferentemente dos humanos. 

49. Os seres humanos são os únicos animais que produzem lágrimas emocionais.

50. O coração humano produz pressão suficiente para jorrar sangue a 30 pés no ar, cerca de 10 a 12 metros. 

3 comentários:

RicaKuns disse...

Ainda bem que estou vivo...
eheheheheh

Marina Linhares disse...

Caramba! Eu não podia morrer sem saber disso tudo!!! :))

Verânia Aguiar disse...

mt bom! obrigado por mais um pouco de conhecimento :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...