Amigos seguidores

quinta-feira, julho 26, 2012

A cidade ilha de Mexcaltitan

Mexcaltitan, traduzido da língua nativa Nahuatl significa "A Ilha Cheia de Mescal" (uma bebida alcoólica tradicional mexicana de suco fermentado do agave). Esta pequena cidade em forma de uma Ilha Redonda, com uma população de pouco mais de 800 pessoas, fica localizada no México na região da costa do Pacífico. Segundo a lenda, aqui é a pátria dos astecas. Saiba mais seguindo o post.

Mexcaltitán de Uribe, como é chamada pelos locais, pertence ao estado mexicano de Nayarit. A cidade/ilha fica assentada em uma lagoa no centro dos manguezais mais extensos no México.


Seu diâmetro é de cerca de 400 metros.


Durante a estação chuvosa, que cai entre Agosto e Setembro, as ruas são transformadas naturalmente em canais.


Segundo uma versão não comprovada cientificamente, a cidade lendária seria a pátria dos astecas, de onde os mesmos partiram em 1091 para vagar em busca de um lugar melhor para viver e acabaram se estabelecendo a mil e quinhentos quilômetros de distância - em Tenochtitlan (hoje Cidade do México).


Atualmente, toda a população da cidade se ocupa e vive da pesca do camarão, que é preparado, descascado, empacotado e vendido para várias partes do país.



Na cidade não há muitas acomodações para turistas, mas eles sempre aparecem para conhecer um pouco das suas particularidades.





Aqui um flagrante da cidade com suas ruas tomadas pelas águas no período das chuvas fortes.

Um comentário:

Jorge disse...

Que beleza...
E... como é bom manter as tradições.
Grande abraço à história.
Jorge

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...