Amigos seguidores

quarta-feira, julho 11, 2012

Cinco dias antes da tragédia

Gelendzhik é uma cidade balneária do Estado de Krasnodar Krai, na Rússia, situada na Baía de Gelendzhik, as margens do Mar Negro. A Grande Gelendzhik se alastra por 102 quilômetros ao longo do litoral com uma população de quase 55 mil habitantes. Como um dos principais pontos de turismo russo no verão, estava lotada no último domingo quando aconteceu a tragédia na região de Krasnodar, ocasião em que fortes chuvas destruíram várias cidades matando centenas de pessoas.
Situada no sopé das montanhas que circundam a cidade (como se pode ver na foto pequena), Gelendzhik foi atingida em cheio, apesar de não ter sido ela a que registrou o maior número de vítimas. Em Gelendzhik, onde cerca de 300 mil russos aproveitavam as férias, as chuvas superaram os registros frequentes para cinco meses em apenas algumas horas, segundo o governo regional. "A água caía com força total das encostas da montanha e varria tudo por onde passava", relatou uma testemunha da tragédia à televisão russa. O interessante deste post é que eu havia preparado um artigo sobre o balneário com fotos tiradas pelo por um repórter do livejournal.com na semana passada. O livejournal é uma grande plataforma de notícias e fotografias onde qualquer cidadão do planeta pode depositar seus artigos, e muito usado pelos moradores da chamada Europa Oriental, principalmente os russos. Vou lincar no final deste post o site original russo para que vocês possam ver (se quiserem) como ficaram as cidades atingidas. Aqui vou colocar apenas as fotos lindas da semana passada de Gelendzihik intacta, um paraíso que agora vai lutar para se reerguer.



























CLIQUE AQUI para ver o resultado da enxurrada que destruiu várias cidades balneárias russas no final de semana. A matéria é do englishrussia.comum dos principais sites de informação daquele país.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...