Amigos seguidores

terça-feira, julho 03, 2012

No mundo maravilhoso das cavernas

Esse post reúne 20 cavernas espetaculares descobertas e exploradas pelos homens nos quatro cantos do planeta. Obras primas da natureza que, mesmo significando um terror para os claustrofóbicos, extasiam e fascinam os admiradores da geologia e aventura. Todas estão identificadas em suas legendas. Tenha um bom mergulho pelo mundo maravilhoso do subterrâneo. Na foto acima a "Caverna do Arco do Almirante", na Austrália.  


Há muitas cavernas de gelo pelo mundo, mas as cavernas Eisriesenwelt, na Áustria, são as maiores conhecidas pelo homem, pois se estendem por extraordinários 40 km. Apenas uma porção dos labirintos é aberta aos turistas, mas é o suficiente para hipnotizar os visitantes com o trabalho da Mãe Natureza. 


A caverna de Hang Son Doong, no Vietnã. Considerada a maior do mundo. 


Caverna Mangini, na Papua Nova Guiné. 



A caverna Damlatas, na Turquia. 



 A caverna do Dragão em Kastoria, noroeste da Grécia.



A caverna Shulgan-Tash, em Bashkortostan, Rússia.



A caverna dos Cristais, no México. 



A caverna de Phraya Nakhon, Tailândia. 



Caverna Jeita Grotto, no Líbano.


El Sótano de Las Golondrinas (O buraco das Androinhas), no México. 



A península de Yucatán, no México, está cercada de largas correntes subterrâneas. Sac Actun, na foto, é a maior caverna subaquática do mundo com mais de 150 kms de extensão.




Caverna Flauta Reed, na China. 



Gruta de Fingal, na Escócia



As cavernas Niah, na Ilha de Bornéu, na Malásia. 



Primeiro, repare na foto da caverna. A visão é da entrada do local. Aqueles dois pontos no chão da foto são dois helicópteros, acredite se quiser. Esta caverna é tão grande que helicópteros realmente podem voar livremente dentro dela. Foi descoberta a quatro anos, numa selva do sul da Venezuela, em uma das regiões mais inexploradas do mundo. A Cueva del Fantasma é a primeira caverna dessa magnitude de que se tem conhecimento.



A caverna Lechuguilla, no Novo México, é a quinta maior do mundo. Nos EUA, ela é a terceira maior caverna, e a caverna de calcário mais profunda. Exploradores mapearam 193 km de passagens na caverna e calcularam que sua profundidade chega a 489 metros. Ela tem uma fantástica variedade de espeleotemas (formações rochosas que ocorrem no interior de cavernas) raros, alguns nunca vistos em nenhum outro lugar do mundo.



Majlis al Jinn é a caverna com a segunda maior câmara do mundo. É localizada em uma área remota do planalto Selma a cerca de 1600 metros de altitude, em Omã. O acesso é através de um buraco no chão, utilizando cordas. A profundidade interna fica entre 120 e 150 metros e a área é de impressionantes 60 mil m2. A pirâmide de Giza, a maior do Egito, caberia dentro da câmara.



Esta caverna é, basicamente, vertical. A “Fantastic Pit”, que significa”fenda fantástica”, tem 179 metros de profundidade, e é a fenda mais profunda dos EUA. Fica na Geórgia.


Crystal Caves: a caverna de águas profundas das Bermudas. A água é tão transparente que dá pra ver o fundo da caverna. 

Fonte: Wikipédia e Google

3 comentários:

Stefano Davanzo disse...

Just wonderful

Ciao
Stefano

Loreta disse...

Lindas, lindas, lindas....
Descobres cada coisa né guri?
Bjs

Marina Linhares disse...

Magnífico!!!! Deslumbrante!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...