Amigos seguidores

terça-feira, julho 24, 2012

Porque os pés dos Pinguins não congelam?

Essa é uma boa pergunta, afinal são os pés a única parte do corpo dos pinguins que não tem a proteção natural das penas e a capa de gordura. Mais à frente vamos explicar o que dizem os cientistas sobre esse fato. Antes é bom esclarecer que a temperatura média anual da Antártica é de 49.3 graus Celsius negativos, com um recorde já registrado de 89 graus negativos. Adicione a isso a velocidade do vento, que às vezes atinge cerca de 100 metros por segundo, e vamos concluir que não é possível sobreviver no continente. No entanto, toda a parte litorânea da Antártica é habitada por pinguins Imperadores e Adelies Grandes, que além de sobreviver a todo este frio, também conseguem viver no mar, afundando, por vezes, até 500 pés de profundidade na água gelada, em locais que não penetra nem mesmo os raios solares. Acontece que a natureza cuidou de sua sobrevivência, fornecendo um único mecanismo de termorregulação. (Segue...)




Para mante-los aquecidos em condições tão extremas, a natureza deu aos   pinguins uma espessura de camada de gordura de até 3 cm sobre a qual há três camadas de penas impermeáveis, cobrindo uniformemente todo o corpo da ave. Tal "terno" o protege de se molhar, e além disso, o ar aquecido entre as penas mantem o calor, tanto na água, quanto no espaço aberto, quando dos fortes ventos. Mas e os pés que não tem proteção suficiente? Como podem os pés das aves não congelarem, lhes permitindo que fiquem por horas no frio ou nadando nas águas geladas? Ai é que está o grande mistério da natureza. Os pés são mantidos numa temperatura baixa de no máximo 4 graus, fruto de uma coesão perfeita entre o sangue arterial quente e o sangue venoso resfriado. Este efeito é conseguido devido a uma posição extraordinariamente próxima das artérias e veias, e é chamado de princípio do voo de regresso. Mantidos em cerca de 4 graus, os pés não só sobrevivem conservados com pouco calor, mas também podem se mover livremente sobre o gelo. Até porque o óbvio nisso tudo é que, se os pés dos pinguins tivessem muito calor, primeiro quebrariam o gelo e depois seriam congelados por ele.


Fonte: Wikipédia

6 comentários:

Teté M. Jorge disse...

Genial!!!!!

Beijo carinhoso.

lis disse...

Ah os pinguins são interessantes e lindinhos com essa roupagem preta e branca.
E as fotos são maravilhosas Milton.Voce garimpa muito bem !
Obrigada , adorei saber de mais uma curiosidade dos pinguins.
um abraço pta ti

Milton Alves disse...

Brigadão pela visita Teca!
Volte sempre!

Milton Alves disse...

Lis querida!
Para montar um blog de variedades e curiosidades tem que se garimpar mesmo!
Brigadão pela visita e pelos elogios.
beijos!

RicaKuns disse...

Vivendo e aprendendo com o beira mar.
Valeu cara!

Marina Linhares disse...

Pinguim é minha paixão. Tenho coleção... não sei mais onde colocar tantos pinguins... essa eu não sabia, e tinha curiosidade em saber.
Sabe que sou curiosa demais? E sempre me perguntei: Porque os cachorros não pegam dengue? Já perguntei a vários veterinários e todos me olharam com cara de paisagem... rsrsrsrsrs... com isso, estou sem resposta até hoje.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...