Amigos seguidores

quarta-feira, agosto 29, 2012

As fantásticas cavernas da Tailândia

Explorador de cavernas há 30 anos, o australiano John Spies, resolveu mostrar o que poucos conseguem ver. Ele percorreu e registrou o interior de 85 cavernas na Tailândia. O resultado são imagens impressionantes de cavernas antes nunca visitadas pelos homens e de outras mais conhecidas. Entre elas Tham Lum Khao Ngu, na região central da Tailândia e a de Pang Mapha, no norte do país, onde Spies registrou formações rochosas incomuns, arte pré-histórica, cemitérios e templos budistas subterrâneos. “Encontrei uma nova espécie e gênero de peixe de cavernas, chamado peixe-anjo. Agora trabalho com arqueologistas documentando as marcas nas cavernas”, contou o explorador que fez também a série de documentários da BBC Planet EarthAcima, a caverna Tham Lod, em Pang Mapha. Veja as demais fotos na sequencia do post. 


Formações maciças em Tham Khao Lum Ngu, província de Kanchanaburi, na Tailândia, luz natural de duas entradas.


Na imagem acima, estalactites azuis penduradas em uma das cavernas naturais de Pang Mapha. Todas as mais de 80 cavernas visitadas por Spies em 30 anos estão na Tailândia.

Além de fotógrafo e explorador, o australiano também é empresário. Na imagem, formação de calcita em Tham Pha Mon, causada pela passagem de água no local.

O explorador também registra formações rochosas incomuns nas cavernas tailandesas, como a estalactite em forma de pêndulo na foto acima, na caverna de Tham Pha Mon.


Spies acompanha outros exploradores, arqueólogos e pesquisadores nas expedições às cavernas. Acima, em Tham Pha Puak (Penhasco branco, em tradução livre), em Pang Mapha.

Espeleologia em Mae Hong Son Province, Tailândia.

Borichinda Cave, ao pé do Doi Intanon, a maior montanha da Tailândia, Província de Chiang Mai.

Lang rio, que flui para fora de Lod Cave, em Mae Hong Son, Tailândia. Os moradores locais usam jangadas de bambu para transportar os visitantes através desta caverna impressionante.

Remando com Steve através da Tham Lod em Pang Mapha, distrito de Mae Hong Son, na Tailândia.

Tham Lod, uma caverna impressionante em Mae Hong Son Province, na Tailândia.

Tham Nam Lang, uma caverna enorme em Mae Hong Son Province, na Tailândia.

Em Pang Mapha, ele documentou exemplares de arte pré-histórica, cemitérios e templos budistas subterrâneos. Na foto, a entrada da caverna Tham Nam Lang.


"Encontrei uma nova espécie e gênero de peixe de cavernas, chamado peixe-anjo, que não tem olhos", diz o fotógrafo. Acima, rio subterrâneo na caverna Tham Lod.




Spies descobriu cavernas nunca visitadas que, segundo ele, incluem algumas das mais longas e bem decoradas do país.Na foto, uma coluna de 21,4 metros na caverna Tham Lod.

Por conta de sua experiência, Spies trabalhou com David Attenborough na série da BBC Planet Earth. Acima, vulcanitos, formações raras de calcita, em Tham Pha Mon.

8 comentários:

Cris Campos disse...

Lembrei sabe de quê? Do Fantasma da Ópera! rsrs dele levando a amada pra passear naquela gôndola.. Imagens maravilhosas como sempre Milton!

Ailime disse...

Olá amigo,
Grata por ser o meu seguidor nº 60 na minha rota.
Ontem fui ter ao seu "post" esculturas..., mas hoje este "post" é fabuloso.
E como crente só posso agradecer a Deus por ter esculpido para nós esta Terra maravilhosa. Estas grutas são simplesmente fabulosas.
Muito grata por tão bela partilha.
Beijinhos.
(O seu Blog é muito, muito interessante)

Anônimo disse...

Olá Milton. Estas cavernas nos faz lembrar belíssimas obras de arte. Como a natureza é sábia e bela. Pena que a maioria não consiga enxergar tantas belezas. Uma noite de paz. um abraço
Gracita

Thierry Collart disse...

Superbe !
Thierry.

Laura. M disse...

Que maravilla!!!

Agulhas Colheres & Afins disse...

Milton, que coisa mais linda!!!

Aquela estalactite em forma de pêndulo parece um coração.

Abs. Frida Lucia
http://www.agulhascolhereseafins.com/

Marcelo Landin disse...

Increíble!!! Una imagen sensacional.
Saludos.

Valéria Souza disse...

São nestas imagens que podemos ver de perto a grandeza de Deus. Espetacular, Milton. Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...