Amigos seguidores

terça-feira, agosto 28, 2012

O lugar onde mora o arco-íris

Perto da cidade de Antigua, na Guatemala, existe um pitoresco lago que os moradores locais chamam de: Lago de Atitlán, que traduzido da língua maia significa: "o lugar onde mora o arco-íris". É um belo lago rodeado por montanhas íngremes de natureza vulcânica. Ao redor dele existem três grandes vulcões: o próprio Atitlán, o vulcão San Pedro e o vulcão Toliman. Na área em torno do lago existem também várias pequenas aldeias habitadas por descendentes dos índios maias, que até hoje mantêm as tradições de seus antepassados. Também nos arredores existe uma grande quantidade  de sítios arqueológicos maias. Atraídos pela beleza, todos os anos chegam ao local milhares de turistas de todo o mundo. Saiba mais e veja outras fotos na sequencia. 


O lago foi formado há cerca de 100.000 anos atrás, como resultado da erupção vulcânica poderosa.


As margens do lago existem três cones vulcânicos, o Atitlan, o Toliman e o São Pedro.


As principais cidades da região: Panajachel, Atitlán e San Lucas, recebem anualmente a visita de milhares de turistas e antropólogos que vão ao local desenvolver seus estudos sobre os os povos maia.


Ele está localizado nas montanhas, 3.000 metros acima do nível do mar. O lago é represado por cinzas vulcânicas do vale.




Em alguns pontos o Atitlan tem uma profundidade de cerca de 340 metros.



Foto panorâmica. Clique em cima para ampliar! 





Agora, esse que é um dos lagos mais bonitos do mundo, está em perigo. Nesta foto tirada do espaço em 22 de novembro de 2011 através do satélite ASTER para a NASA Terra, são vistos nas águas algas azuis e verdes, não naturais neste eco sistema.  A poluição agrícola, o esgotamento de poluentes e o desmatamento, levaram essas algas a florescerem no lago. 

O governo da Guatemala estimou o custo da limpeza do lago e o subsequente bloqueio do fluxo de esgoto e de escoamento de poluentes no lago, em aproximadamente 32 milhões de dólares. 
Fonte

3 comentários:

Paulo Francisco disse...

Gostei da luz destas imagens e gostei mais ainda do título do post - uma poesia.
Um grande abraço

John M disse...

A very special beautiful place. I hope it will not be spoiled.
Thank you for the images.

Um lugar muito especial bonita. Espero que isso não vai ser estragado.
Obrigado pelas imagens.

Laura. M disse...

Un regalo para la vista...Preciosa imagen!!
Un beso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...