Amigos seguidores

terça-feira, outubro 16, 2012

As melhores fotos da NASA nos últimos 10 anos

A NASA é dona da coleção mais fantástica de imagens da Terra. No final de abril de 2009, o OBSERVATÓRIO TERRA da NASA celebrou o seu décimo aniversário. Em seu blog, em homenagem ao evento, a Agência Espacial publicou algumas dessas fotos mostrando as mudanças ocorridas no planeta ao longo dos últimos 10 anos. Agora em 2012 o trabalho, que se constituía numa fantástica seleção de milhares de imagens, foi reduzido a uma coletânea com as consideradas melhores e mais significantes. O que você verá a seguir é uma pequena amostragem desta coletânea, com pouco mais de 50 fotos lançadas a partir do site do observatório. Todas as fotos estão legendadas com identificação dos locais e créditos aos seus autores. Isso não é novo no "Posts à Beira Mar", mas as imagens que trago hoje são exclusivas por aqui. Confesso que adoro ver a Terra de cima, pois isso me transporta a humilde sensação de como somos insignificantes diante da fantástica natureza.
Delta do Rio Irrawaddy, Myanmar. Cerca de 60% do arroz do país é cultivado em quatro estados, localizados no delta do Rio Irrawaddy. (Imagem da NASA por Robert Simmon, com base em dados do Landsat-7 do Visualizador de visualização USGS Global)


Atol de Nukuoro - essa é uma das 607 ilhas que formam os Estados Federados da Micronésia. (NASA / JSC Gateway para fotografia do astronauta da Terra)


Os campos de trigo, centeio e sorgo em Kansas, EUA. Se assemelha a uma obra de arte moderna. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS e EUA / Japão ASTER Ciência Team)


As Montanhas Ghat Uayuash, nos Andes peruanos. A foto foi tirada a partir da ISS a 100 km acima da Terra. (NASA / JSC)


Sedimentos na Baía de Rodas, no Alasca. Não é visível a partir do espaço, mas os fortes ventos e ondas fazem subir a superfície sedimentos finos - restos de geleiras e pó de rochas - que se misturam aos fluxos do oceano junto com a água dos rios. (Imagem da NASA por Norman Kuring, MODIS Equipe da cor do oceano)


Os dois lagos da Cratera Deribo. Jovem pelos padrões geológicos, fica localizada nas Montanhas Marra, no Sudão. (NASA / JSC Gateway para fotografia do astronauta da Terra)


Dunas de areia em Marcuse, Líbia. (NASA / JSC Gateway para fotografia do astronauta da Terra)


As manchas escuras são milhares de pessoas em Washington no dia da posse do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2009. Foto por satélite GeoEye-1. (GeoEye)


O Coração da Antártida. Um número relativamente pequeno de pessoas viram a Antártida em toda a sua existência. Até o início do século 19, este deserto gelado, hostil a qualquer forma de vida, em geral, era um mito. (NASA imagem cortesia da Equipe de Resposta Rápida MODIS da NASA GSFC).


Alasca, no dia 23 de agosto de 2008. Nenhuma nuvem obscurecia o Alasca naquele dia em que começa a ser pintado em cores do outono. (NASA imagem por Jeff Schmaltz, MODIS Equipe de Resposta Rápida)


Monte Uluru, na Austrália. É uma enorme pedra oval de 348 metros de altura com 3,6 km de comprimento. A rocha é coberta com inscrições e desenhos dos aborígenes que tradicionalmente passam no local para desenvolverem seus vários rituais. (Image Space Imaging direitos de autor)


South Island, Nova Zelândia. (Imagem da NASA cortesia Jeff Schmaltz, MODIS Equipe de Resposta Rápida da Nasa GSFC)


Piton de la Fournaise, um vulcão ativo na parte sul-oriental da ilha da Reunião, no Oceano Índico. (NASA imagem criada por Jesse Allen, usando dados EO-1 ALI uma cortesia da equipe da NASA EO-1)


Parque Nacional de Hells Canyon, em Oregon, EUA. (Imagem da NASA criada por Jesse Allen, usando dados do Landsat fornecidos pelo United States Geological Survey)


Tempestade de Areia nos Emirados Árabes Unidos sobre o Golfo Pérsico, no fim de fevereiro de 2009. Os ventos provocaram a tempestade a uma taxa de 65 km por hora, com a temperatura atingindo os 37 graus Celsius. (NASA imagem por Jeff Schmaltz, MODIS Equipe de Resposta Rápida)


Tempestade de Neve na costa leste dos Estados Unidos, no dia 3 de março de 2009. (NASA imagem por Jeff Schmaltz, MODIS Equipe de Resposta Rápida)


Bahamas, no dia 12 de fevereiro de 2009. (NASA imagem por Jeff Schmaltz, MODIS Equipe de Resposta Rápida, Goddard Space Flight Center)


A gigantesca Nova York, EUA. (NASA / GSFC / MITI / ERSDAC / JAROS e EUA / Japão ASTER Ciência Team)


O National Military Park em Gettysburg, EUA, no dia 25 de junho de 2003. (© GeoEye 2003)


Península de Yucatan, México, no dia 14 de dezembro de 2008. (NASA MODIS Equipe de Resposta Rápida da Nasa GSFC)


Monte Santa Helena, Oregon, EUA, no dia 28 de outubro de 2008. (NASA / JSC)


Imagem não identificada no site da NASA. Parece ser uma região montanhosa com os picos gelados. Alasca? Alpes? Canadá? Andes?


Avental na saída de um rio subterrâneo para a superfície, no sul do Irã, em 12 de outubro de 2004. (Imagem da NASA por Jesse Allen, NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, EUA / Japão ASTER Ciência Team)


A parte Nordeste dos Estados Unidos, no dia 12 de outubro de 2008. (Equipe de Resposta Rápida MODIS da NASA GSFC)


O Sirmilik National Park, Canadá, no dia 2 de outubro de 2008. (NASA MODIS Equipe de Resposta Rápida)


O Ningaloo Marine National Park, Austrália Ocidental, no dia 25 de julho de 1999. (Imagem da NASA por Jesse Allen, Landsat pela United States Geological Survey)


Lagoas e Recifes de Nova Caledônia, em julho de 2008. (Imagem da NASA por Jesse Allen, Landsat pela United States Geological Survey)


Fitoplâncton no Mar Negro, no dia 4 de junho de 2008. (NASA MODIS Equipe de Resposta Rápida)


Reservatório das minas de carvão de West Virginia, EUA, no dia 18 de março de 2006. (Imagem de satélite IKONOS por Val Webb, © GeoEye 2006)


Golfo de St. Lawrence, Canadá, em 7 de abril de 2008. (NASA imagem por Jeff Schmaltz, MODIS Equipe de Resposta Rápida da Nasa GSFC)


Cidade de Al-Jazeera, Sudão. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


O Glaciar Byrd, Antártida, no dia 24 de dezembro de 1999. (NASA)


O Cabo de Curonian Spit, no Mar Báltico, em 25 de julho de 2006. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


Palm Islands, Dubai, no dia 18 de setembro de 2006. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


A fantástica "Golden Gate", San Francisco, EUA, no dia 28 de agosto de 2004. (GeoEye)


Os Grandes Lagos, América do Norte, no dia 16 de fevereiro de 2008. (Equipe de Resposta Rápida MODIS da NASA GSFC)


A Grande Blue Hole, na Barreira de Recifes de Belize, no dia 24 de março de 2009. (Imagem da NASA por Jesse Allen, a NASA Equipe EO-1)


As Ilhas do Havaí, no dia 27 de maio de 2003. (Equipe de Resposta Rápida MODIS da NASA GSFC)


O Cabo de Provincetown Spit, Massachusetts, EUA. (NASA/JCS)


O Crater Lake, Oregon, EUA. (NASA / JSC)


Rio Negro, Amazônia, Brasil, no dia 2 de setembro de 2006. (NASA / JSC)


Glaciar Perito Moreno, Patagônia Argentina. (NASA / JSC)


Reserva Nacional das Grandes Dunas, Colorado, EUA. (NASA / JSC)


Atol de Malosmadulu, Maldivas. As Maldivas são compostas por 1.192 ilhas de coral. A altura média acima do nível do mar é de cerca de 1 metro. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


Niagara Falls, divisa dos EUA com Canadá, no dia 2 de agosto de 2004. (Space Imaging)


San Francisco, EUA, no dia 28 de agosto de 2004. (Space Imaging)


Cratera Tenoumer, Mauritânia, Sahara, no dia 24 de janeiro de 2008. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


Lago Teshekpuk, no Alasca, no dia 11 de janeiro de 2006. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


Lago na Cratera Uvs Nuur, Mongólia. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


Glaciar Monte Erebus, na Antártida. Fica ao lado do Monte Erebus - o vulcão ativo mais ao sul da Terra. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


As Minas de Cobre no deserto de Atacama, no Chile. (NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e os EUA / Japão ASTER Science Team)


O Lago Manicouagan, Quebec, Canadá, em 1 de junho de 2001. (NASA / GSFC / LaRC / JPL, Team MISR)

3 comentários:

Meu cantinho disse...

olá, imagens lindas.abraços.

Lara Francis El Hani disse...

i am always amazed and amused by your posts! you just made my day! thank you.

elena nuez disse...

que maravilla!!! son ALUCINANTES!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...