Amigos seguidores

segunda-feira, outubro 15, 2012

Planeta Fantástico: a rocha em forma de Dinossauro

Hvítserkur - é uma rocha curiosa localizada no Golfo do Hunafloui, ao largo da costa Norte da Islândia. Nela você pode ver os contornos de uma enorme criatura, que se parece com um dinossauro bebendo a água Mar da Gronelândia. Os cientistas acreditam que esta formação rochosa de 15 metros de altura são os restos de um antigo vulcão. Devido as intempéries, como os fortes ventos, tempestades e a água do mar, acabou ganhando os contornos de uma criatura animal de forma bizarra. Ao todo são 16 fotos. A foto acima é do fotógrafo islandês Skarphéðinn Þráinsson.
 

Na língua islandêsa, Hvítserkur significa "camisa branca". O interessante é que os elementos brancos que adornam o corpo do monstro, e que deram origem ao nome, não são nada mais do que excrementos de pássaros. Observem que a base está revestida de concreto. Mais à frente existe uma explicação para isso. (Foto: Friðþjófur Sigurðsson)


O Golfo Hunafloui é realmente muito rico com várias espécies de aves, mas lá você pode encontrar também focas e baleias. (Foto: Sigfus Sigmundsson)


A rocha tem encontrado o seu lugar no folclore da Islândia. Diz a lenda que ela é um troll que pegou os raios do sol nascente e ficou petrificado. Em 1990, a estranha formação foi imortalizada em selos postais do país. (Foto: Sigfus Sigmundsson)


Você pode acessar a rocha através da Península Vatnsnes. Ela fica localizada no Golfo do Hunafloui na estrada 711. Várias placas levam ao deck de observação. (Foto: Sigurður Haraldsson)


Na maré baixa, é possível visitar diretamente o monumento natural. (Foto: Santi Rodríguez)


Todavia o fluxo e refluxo da maré provocaram situações difíceis ao lavarem diariamente Hvítserkur. Tanto que os moradores locais tem que fortalecer a base com concreto, tanto tempo quanto possível, para manter esta maravilhosa criação da natureza. (Foto: Kurt Harvey)


(Foto: David Thyberg)


(Foto: Pétur Friðgeirsson)


(Foto: Sigfus Sigmundsson)


(Foto: Jon Hilmarsson)


(Foto: Skarphéðinn Þráinsson)


(Foto: David Delion)


(Foto: Jon Hilmarsson)


(Foto: Jon Hilmarsson)


(Foto: Skarphéðinn Þráinsson)

Nenhum comentário:

Compartilhe:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Recentes