Amigos seguidores

segunda-feira, abril 01, 2013

Os lindos "Ovos de Páscoa" da cultura Lusatian

A páscoa se foi, mas o assunto é super interessante. No Leste da Alemanha algumas comunidades ainda mantém hábitos influenciados pela cultura Lusatian, que predominou em parte da Europa do século 12 ao 4 antes de Cristo. Surgida na Idade do Bronze e do Ferro ela se estabeleceu pelos trabalhos artesanais e decorativos que foram resgatados pelos pesquisadores e existem até hoje em exposições de museus. Apesar de seu pequeno número, este grupo de pessoas foi capaz de manter a língua, as tradições e a cultura de seus antepassados. Parte integrante desta cultura, estabelecida a partir do surgimento do cristianismo, é a pintura decorativa de ovos de Páscoa. Os Lusatianos ainda acreditam que os intrincados padrões sobre os ovos podem assustar forças do mal. Veja a série de fotografias e as lindas pinturas desses ovos. 


Mulher no traje típico e bandeja Lusatian com ovos pintados em uma feira em Schleife, uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Görlitz, estado da Saxônia.




As mulheres, verdadeiras mestres da pintura de ovos de Páscoa, habilmente gravam os padrões de decoração na superfície dos ovos.



Pintar ovos de Páscoa é um processo bastante complexo e trabalhoso que requer atenção e perseverança. Nas colheres dobradas elas depositam a tinta e a cera usadas para a decoração.



O Ovos de Páscoa são vendidos numa própria feira em Schleife.







9 comentários:

martinealison disse...

Je reste admirative devant ces merveilleuses photos et ce travail extraordinaire que font ces femmes avec l'art des oeufs...
Merci pour cette très jolie publication.
Gros bisous

Silvana Haddad disse...

Milton:
Eu aprecio muito quem sabe preservar a cultura.
E sua escolha, foi bem apropriada.
Tenha uma linda semana.
Bjs.:
Sil

dado disse...

Amigo ao visitar seu blog e me deparar com aquele marzão ai de SC, penso eu que ja valeu a pena ter te visitado. Hoje vc é destaque do CVC. Um abraço Dado

vanderlei disse...

Bom dia amigo, realmanete esse marzão fascina, e o desenho ou pintura nos ovos são belissimos, parabens pelo sorteio no CVC de onde venho para visita-lo, grande abraço.
VANDERLEI

Cidinha Paulo disse...

Bom dia Milton! Venho do CVC e nossa, fiquei encantada com o teu site. Maravilhoso! E esses ovos, que cois mais linda! Só verdadeiros artesãos com muito amor consegue fazer uma obra linda assim. Cada um mais lindo que o outro. Ofereço meu award.Abraços!

Cristi@ne disse...

Bom dia amigo...realmente são grandes obras de arte essas pinturas e lindas :D

Parabéns pelo sorteio de hj do CVC, deixo aqui meu carinho.

Deus te abençoe

Te convido tbm a conhecer meu novo blog
http://livrosleituraeciadacris.blogspot.pt/

Conto com vc por lá viu?
Bjinhos

denise disse...

ola Milton!! Bom diiaa!!
venho do c.v.c te desejar uma excelente semana adoro seu nome!! lembra alguem especial pra mim
hehehehehe
ta lindo o post!! amado bom dia cheirinhos da flOoor! TE MAIIS!

nadja disse...

Olá queridinho que Ovos magnificos..minha vózinha querida quando era viva..fazia de ovos de galinha..pinturas lindas neles..e escondia de nós apra procurarmos ..era uma baguncinha legal kkkkkkk ..queridinho já abri a minha janelinha para o mês de Abril entrar bem positivo..e com coisas boas..bem aparece ..tenho fotos no meu cantinho.. do meu domingo de páscoa..e no meu mundinho mistico calendário do mês de abril vai lá dar uma espiadinha basica kkkkkk feliz semana bitocas !!fuiiii
http://casadanadja.zip.net/mistico.htm

Anônimo disse...

Интернет магазин музинструментов реализует качественные гитары от известных производителей Yamaha, Gibson, Epiphone. Купить гитары отличного качества доступно теперь каждому, существует услуга доставки гитары на дом.
Gitara.In.Ua Yamaha, Gibson, Epiphone: [url=http://gitara.in.ua]электрогитары[/url]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...