Amigos seguidores

quarta-feira, junho 05, 2013

O Cabo da Santa Marta e o maior farol da América Latina

O Cabo de Santa Marta é a ponta de terra mais oriental do Sul do Brasil. Nela esta edificado o Farol que leva o mesmo nome, considerado o maior das Américas, justamente pela sua posição geográfica estratégica somado a sua lente. No topo de um morro, num pequeno promontório, a 45 metros acima do nível do mar, está localizado o Farol, a maior atração local. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo. No período noturno, a iluminação do Farol chama a atenção. O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (oitenta e cinco quilômetros).

Foi construído pela companhia francesa Barbier, em 1891.Seu maquinário e o globo ótico também vieram da França e o farol foi todo edificado com pedras, areia e óleo de baleias. Localizado no município de Laguna, o Cabo de Santa Marta é uma das praias com melhor visual de Santa Catarina. Os turistas costumam apreciar a beleza na areia da Prainha, tranquila e muito frequentada por surfistas.
Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As outras praias do Cabo de Santa Marta são a de Cardoso, a Cigana e a Praia Grande. Na Cigana, pode-se praticar sand board nas dunas. A região também é muito destacada pela pesca praticada por uma grande comunidade de pescadores profissionais. Todas são indicadas para banho e surfe.Veja mais fotos na sequencia. 

Fotos tiradas nas décadas de 60 e 70, quando a população do Farol era resumida aos faroleiros e alguns pescadores.
 





 
Hoje uma comunidade multicolorida, uma herança dos portugueses que pintavam suas casas com restos das tintas das embarcações.


O Farol de vários ângulos





















Outras atrações na região











A pesca, uma das grandes atrações da região









7 comentários:

chica disse...

Lindíssimo farol e lugar! Belas as tuas fotos! Deu vontade de estar na praia! abraços,chica

Cristi@ne disse...

Com certeza é lindo!! Minha família tem casa e já fui lé... é lindo!

Venha fazer parte de uma brincadeira... é uma perguntinha simples, mas pode-se responder com o coração, te espero lá...
http://livrosleituraeciadacris.blogspot.pt/

Bjinhos

Anônimo disse...

Ηi, i think that i notiсed you viѕitеԁ my site so
i camе tο go bасk the ԁeѕirе?
.I am attempting tο find things to
еnhаnсe mу webѕitе!
Ӏ suppoѕe itѕ gooԁ enough to mаkе use of a few of yοuг
conceрts!!

Нeгe is my ωeb-sіte ... {Fenetre pvc sur mesure

Anônimo disse...

Amazing things here. I'm very satisfied to peer your post. Thank you a lot and I am taking a look ahead to touch you. Will you kindly drop me a mail?

Also visit my webpage - Chaussure De Foot

Unknown disse...

Lindíssimo comentário. Gostaria de saber onde encontrar as fotos antigas,onde encontrar por escrito as origens da Praia do Cardozo ou Cardoso.
Não vale as informações do Dicionário Buarque de Holanda.Estas já as tenho.Obrigada por tem publicado este histórico. Conhecimento é para ser dividido.Parabéns

Unknown disse...

Muito lindo o lugar .A uns 20 anos atrás. Pintei uma casa. La

Unknown disse...

Lindas fotos,...imagens paradisíacas.Natureza pródica.Sòmente Deus é capaz de criar algo tão belo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...