Amigos seguidores

sábado, maio 14, 2011

A igreja que mais parece um Templo Grego


Alta resolução. Clique para ampliar
Église de la Madeleine (Igreja de Santa Madalena), situada bem perto da Praça da Concórdia em uma área comercial de alto nível de Paris, chama a atenção por sua arquitetura em forma de templo clássico grego. A construção começou próxima do ano 1764 por Contant d´Ivry, sendo logo reconstruída com planos de Guillaume Couture a partir de 1777. Durante a Revolução Francesa as obras foram suspensas de 1790 a 1805 e em 1806 La Madeleine transformou-se em Templo, numa homenagem ao Grande Exército Francês, função que teve até que se acabou de construir o Arco do Triunfo, fato que a relevou nessa função. Em 1842 voltou a ser igreja católica, função que continua representando na atualidade. Veja mais fotos, inclusive do seu interior. 



A Madeleine foi construída no estilo neo-clássico inspirado no Maison Carré em Nîmes, um dos mais bem preservados de todos os templos romanos. Suas cinqüenta e duas colunas, cada qual com 20 metros de altura, estão espalhadas ao redor do edifício. A escultura frontão do Juízo Final é de Lemaire, e as portas de bronze com relevos de urso representam os Dez Mandamentos .











Na parte de trás da igreja, acima do altar-mor, há uma estátua de Charles Marochetti representando Santa Maria Madalena a ser levantada por meio de anjos que evoca a tradição relativa ao êxtase que ela entrou na sua oração diária, enquanto em reclusão. 


No interior, a igreja tem uma única nave com três cúpulas em amplas baías arqueadas, ricamente adornadas em uma decoração inspirada tanto por banhos romanos como por artistas da Renascença. 







Um fato curioso. O funeral de Chopin aconteceu na Igreja de Madeleine mas foi adiado por quase duas semanas, até 30 de outubro de 1849. É que Chopin havia pedido que o Réquiem de Mozart fosse cantado. O Requiem teve partes importantes para vozes femininas, mas a Igreja da Madeleine nunca havia permitido cantoras em seu coro. A Igreja finalmente cedeu, na condição de que os cantores do sexo feminino permanecessem atrás de uma cortina de veludo preto.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Anônimo disse...

As informações me ajudaram muito. obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...