Alta resolução. Clique para ampliar
Église de la Madeleine (Igreja de Santa Madalena), situada bem perto da Praça da Concórdia em uma área comercial de alto nível de Paris, chama a atenção por sua arquitetura em forma de templo clássico grego. A construção começou próxima do ano 1764 por Contant d´Ivry, sendo logo reconstruída com planos de Guillaume Couture a partir de 1777. Durante a Revolução Francesa as obras foram suspensas de 1790 a 1805 e em 1806 La Madeleine transformou-se em Templo, numa homenagem ao Grande Exército Francês, função que teve até que se acabou de construir o Arco do Triunfo, fato que a relevou nessa função. Em 1842 voltou a ser igreja católica, função que continua representando na atualidade. Veja mais fotos, inclusive do seu interior.
A Madeleine foi construída no estilo neo-clássico inspirado no Maison Carré em Nîmes, um dos mais bem preservados de todos os templos romanos. Suas cinqüenta e duas colunas, cada qual com 20 metros de altura, estão espalhadas ao redor do edifício. A escultura frontão do Juízo Final é de Lemaire, e as portas de bronze com relevos de urso representam os Dez Mandamentos .
Na parte de trás da igreja, acima do altar-mor, há uma estátua de Charles Marochetti representando Santa Maria Madalena a ser levantada por meio de anjos que evoca a tradição relativa ao êxtase que ela entrou na sua oração diária, enquanto em reclusão.
No interior, a igreja tem uma única nave com três cúpulas em amplas baías arqueadas, ricamente adornadas em uma decoração inspirada tanto por banhos romanos como por artistas da Renascença.
Um fato curioso. O funeral de Chopin aconteceu na Igreja de Madeleine mas foi adiado por quase duas semanas, até 30 de outubro de 1849. É que Chopin havia pedido que o Réquiem de Mozart fosse cantado. O Requiem teve partes importantes para vozes femininas, mas a Igreja da Madeleine nunca havia permitido cantoras em seu coro. A Igreja finalmente cedeu, na condição de que os cantores do sexo feminino permanecessem atrás de uma cortina de veludo preto.
Fonte: Wikipédia
Um comentário:
As informações me ajudaram muito. obrigada!
Postar um comentário